Sexta-feira, 27 de maio de 2022
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2021
O Fórum Gaúcho de Desenvolvimento Econômico está chegando. É nesta sexta-feira (10), na casa da Rede Pampa na Expointer. E uma das principais discussões do evento, será o objetivo do governo gaúcho com privatizações e concessões.
No dia 22 de outubro, a Sulgás será leiloada. O edital de privatização tem preço mínimo de R$ 927 milhões pelo controle de 51% das ações. Outro leilão que deve ocorrer ainda neste ano é o da CEEE Geração. A empresa de energia privatizou a parte distribuidora em julho. Já outra desestatização no radar do governo gaúcho é a Corsan. Após a Assembleia Legislativa aprovar o processo, a empresa deve ser repassada para a iniciativa privada em fevereiro do ano que vem. E todas essas ações tem um objetivo principal.
“Alavancar os investimentos do estado do Rio Grande do Sul, não só com o dinheiro que o estado arrecada, mas principalmente com o dinheiro que a iniciativa privada, empresa ganhadora vai ter que aportar na melhoria da prestação de serviços de energia, de fornecimento de gás natural e de saneamento, não só no fornecimento de água, mas especialmente no tratamento de esgoto que o estado do Rio Grande do Sul, assim como quase todos os estados da Federação do Brasil tem o tratamento muito abaixo do mínimo exigido, principalmente com o mal condicionamento exigido que é de 90% de todas as casas”, destacou o secretário Extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto.
O secretário Busatto será um dos palestrantes do Fórum Gaúcho de Desenvolvimento Econômico. O evento que acontece nesta sexta-feira (10) segue com inscrições abertas. Basta acessar o site do Fórum e selecionar a opção presencial ou virtual para acompanhar os debates sobre o futuro do desenvolvimento do estado.
O tema deste Fórum é o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a partir de parcerias, privatizações e concessões. O evento está com inscrições abertas e poderá ser acompanhado de forma presencial ou virtual.
Os interessados devem acessar o site do Fórum e preencher um formulário para participar, optando de qual forma irá assistir. A mediação do evento será encarregada a jornalista Vera Armando. O início do debate está marcado para às 14h30 do dia 10 de setembro, na casa da Rede Pampa na Expointer.
O Fórum Gaúcho do Desenvolvimento Econômico está sendo produzido em conjunto pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento – Governo do Estado, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pela Rede Pampa.