Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2015
Nesta quinta-feira, 23 de julho, Porto Alegre sediou a segunda edição do Fórum Sesc de Educação. O evento ocorreu pela manhã e à tarde, reunindo cerca de 300 pessoas no Teatro do Sesc Centro. Na ocasião, o atelierista colombiano Juan Carlos Melo Hernández, referência mundial em educação infantil, ministrou duas palestras sobre o assunto central: “Os Ambientes e a Aprendizagem na Infância: Relações e Conexões”. O fórum teve como proposta debater o papel do espaço-ambiente da escola para que este instigue a curiosidade das crianças e incentive a pesquisa, com a colaboração de todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem (professores, alunos, familiares).
Hernández trabalha há 13 anos na educação da primeira infância como atelierista, inspirado na filosofia educativa de Reggio Emilia, na Itália, e em vários projetos sociais, principalmente em Bogotá, no Projeto Prisma. Pela manhã, o colombiano falou sobre como descolonizar a experiência da infância. “A colonização é o controle que temos sob as crianças. Os educadores e pais querem que a criança seja ativa, mas quando ela de fato começa a ser ativa, queremos controlá-la”, disse.
Conforme o palestrante, não é a criança que precisa ser adaptada ao nosso ambiente. “Nós é que devemos adaptar o espaço para que ela possa ser a protagonista. Construir espaços é construir possibilidades”, salientou. “É preciso pensar sobre a organização do ambiente que apoia a criança para que ela revele o seu potencial criativo na sua descoberta do mundo e nas relações estabelecidas através das experiências compartilhadas. A comunicação, as relações e os vínculos são fundamentais porque temos que encontrar alianças para viver”, afirmou.
Após a palestra, foram apresentados dois relatos de experiência: o primeiro foi sobre o Colégio Monteiro Lobato – “A Organização do Ateliê” e o segundo foi da Escola de Educação Infantil do Sesc – Sesquinho Viamão – “O Espaço Pensado como Parte da Ação Educativa”. Em seguida, houve uma sessão para debate, com foco na organização dos ambientes educativos para gerar maior aprendizagem.
Na parte da tarde, Hernandéz falou sobre “A Plasticidade do Pensamento Infantil e Uma Escola de Relações”. Por fim, foram apresentados mais dois relatos de experiência, dessa vez da Baby House – Escola de Educação Infantil – “Espaços, Experiências e Bebês”, e da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer / SMED Porto Alegre – “Espaços, Relações e Formação”.
O Fórum Sesc de Educação é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio da RedSolare Brasil e Sistema Fecomércio-RS/Senac.