Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
18°
Fair

Mundo Fotógrafo fatura 90 mil dólares vendendo fotos do Instagram de outras pessoas

Compartilhe esta notícia:

Fotos de Instagram são expostas em galeria em Nova York. (Foto: Reprodução)

O fotógrafo e pintor Richard Prince tem atraído muitas críticas na internet por vender fotos de sua exposição New Portraits por 90 mil dólares cada (quase 283 mil reais). O principal motivo das críticas consistem do fato de que as imagens comercializadas foram tiradas diretamente do Instagram, e não foram tiradas pelo fotógrafo.

A exposição existe desde 2014 e Prince nunca pediu autorização aos donos das fotos para utilizá-las. A atenção negativa só apareceu recentemente, quando as obras começaram a ser vendidas. Segundo a CNN, quase todas já foram comercializadas.

No Twitter, o próprio Prince tem republicado algumas das principais críticas, que discutem direitos autorais sobre imagens publicadas na internet. A dona de uma delas, no entanto, afirmou que não pensa em processar o fotógrafo.

“Sim, meu retrato está atualmente em exposição na galeria Frieze, em Nova York. Sim, é apenas uma reprodução (não uma pintura) da minha publicação original”, publicou a usuária doedeere no Instagram.

“Não, eu não dei permissão e sim, o artista controverso Richard Prince expôs da mesma forma. Já foi vendido  (90 mil dólares, me disseram) durante uma exposição para VIPs. Não, eu não vou atrás dele.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Foca é encontrada dormindo em posto de lavagem na Nova Zelândia
Para acalmar os passageiros dentro de avião, revoltados com o atraso na decolagem, piloto manda distribuir pizzas
Deixe seu comentário
Pode te interessar