Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de março de 2020
Embora o mundo inteiro esteja tomando sérias precauções contra o Covid-19 (de cancelamentos de voos a proibição de beijos, por exemplo), as autoridades de saúde não se cansam de ressaltar que a medida mais eficiente para se manter longe do temido coronavírus é… lavar as mãos.
Acredite: água e sabão são os instrumentos mais poderosos contra o vírus que já atinge mais de 100 mil pessoas e causou 3,4 mil mortes no mundo inteiro. Na última quarta-feira (4), a atriz norte-americana Kristen Bell publicou em seu Instagram fotos feitas com luz negra que mostram o que acontece quando você higieniza suas mãos corretamente.
As seis imagens revelam como ficam as mãos quando ensaboadas e enxaguadas por 30 segundos, como orientam os profissionais de saúde. “Minha mãe me mandou a comparação com luz negra da lavagem das mãos. 30 SEGUNDOS COM SABONETE, PESSOAL”, escreveu a atriz na legenda.
De acordo com o site Business Insider, as fotos foram com um creme chamado Glo-Germ, um óleo mineral que “cola” em germes e só é visível em luz negra quando está grudado nos micróbios. Na primeira imagem (à esquerda, na primeira linha), a mão não foi lavada e está suja — embora pareça limpa a olho nu. Na segunda, a mão foi lavada apenas com água e depois sacudida por alguns segundos; na terceira, ficou sob a água por seis segundos. As fotos seguintes (segunda linha) mostram a mão higienizada com sabonete por seis, 15 e 30 segundos. Na última, ela de fato está limpa. A postagem já tem 428 mil curtidas e quase 5 mil comentários.
Assim como órgãos de saúde do mundo inteiro, o Ministério da Saúde também estabelece essa como uma das principais medidas de prevenção contra o Covid-19. De acordo com a pasta, é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Quando esses dois elementos não estiverem disponíveis, aposte no álcool em gel.
Outras estratégias são evitar tocar em olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos; evitar contato próximo com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir (de preferência na região próxima dos cotovelos); espirrar com um lenço de papel descartável e jogá-lo no lixo depois; limpar e desinfetar objetos e superfícies com frequência.