Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
Fair

Esporte Francês Michel Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa

Compartilhe esta notícia:

"Acho vergonhoso que eu seja arrastado pela lama", disse Platini (Foto: Reuters)

O presidente da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), o ex-jogador francês Michel Platini, anunciou nesta quarta-feira (29) a sua candidatura à presidência da Fifa. A eleição está marcada para o dia 26 de fevereiro do ano que vem.

O dirigente enviou uma carta às 209 federações filiadas à entidade máxima do futebol, com direito a voto, para manifestar o desejo de suceder o suíço Joseph Blatter, que decidiu deixar o cargo em meio ao escândalo de corrupção que levou à prisão de sete cartolas, entre eles o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin.

Blatter continua no posto até o dia da eleição e deve buscar um nome capaz de disputar com Platini. O francês busca o apoio de pelo menos quatro das seis confederações continentais: Uefa, Concacaf (América Central e Caribe), Conmebol (América do Sul) e Ásia. O nome do presidente da Uefa havia surgido durante o processo de candidatura da eleição vencida por Blatter em maio deste ano, mas ele declinou por não querer disputar com o dirigente suíço. Agora, com Blatter fora do jogo, o caminho está mais livre para Platini concorrer.

O prazo para registro de candidaturas é 26 de outubro, quatro meses antes da eleição. O príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, derrotado por Blatter em maio, cogita disputar, mas perdeu fôlego e, sobretudo, seu principal apoio, a Uefa. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Correios abrirão concurso público para preencher 2 mil vagas
Inflação para o produtor acumula alta de 2,93% no ano
Deixe seu comentário
Pode te interessar