Quinta-feira, 29 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Fraude no INSS: delação pode levar caso ao Supremo Tribunal Federal

Compartilhe esta notícia:

Segundo fontes, as acusações podem chegar a 20 parlamentares e envolvem também pagamentos mensais, algo parecido com o que foi visto no Mensalão

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

As investigações sobre o esquema bilionário de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atualmente na Justiça Federal de 1ª instância, pode chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Isso porque há a expectativa de que sejam feitos acordos de delação premiada envolvendo as associações responsáveis pelos descontos fraudulentos e até servidores do instituto.

Pessoas que estão a par das conversas afirmam que os acordos podem ser fechados dentro de um mês. Segundo fontes, as acusações podem chegar a 20 parlamentares entre deputados e senadores de partidos do Centrão. As denúncias envolveriam também pagamentos mensais, algo parecido com o que foi visto no Mensalão.

O esquema

As fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, realizados entre os anos de 2019 e 2024.

Investigações da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Federal revelaram que o esquema cobrava mensalidades não autorizadas dos beneficiários, por meio da falsificação de assinaturas e ausência de documentação adequada.

De acordo com as estimativas das autoridades, o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 milhões. Além do impacto financeiro, o caso representa uma subtração direta da renda de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver, especialmente idosos e pensionistas, considerados grupos vulneráveis a práticas abusivas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Conselho Gestor aprova plano para 14 parcerias público-privadas em Porto Alegre
Brasil abre 257 mil vagas de emprego em abril, o melhor resultado para o mês
https://www.osul.com.br/fraude-no-inss-delacao-pode-levar-caso-ao-supremo-tribunal-federal/ Fraude no INSS: delação pode levar caso ao Supremo Tribunal Federal 2025-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar