Terça-feira, 27 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de maio de 2025
O grande alcance será favorecido pela formação e aprofundamento de um centro de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul e pela incursão de uma massa de ar frio
Foto: Arquivo/PMPAUma frente fria intensa vai avançar pelo Rio Grande do Sul entre esta terça (27) e a quinta-feira (29) com chuva que deve ser localmente forte e possibilidade ainda de temporais com caráter isolado que localmente podem ser severos, prevê a MetSul Meteorologia.
O grande alcance será favorecido pela formação e aprofundamento de um centro de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul e pela incursão de uma massa de ar frio de forte intensidade com trajetória continental pelo interior do continente que vai trazer friagem no Peru e até no Sul da Amazônia.
Inicialmente, a frente fria vai atingir o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã desta terça-feira. No decorrer do dia, o sistema frontal vai se deslocar e alcançar todo o território gaúcho.
É alta a possibilidade de temporais no avanço da frente fria pelo entre terça-feira e quarta, mas serão ocorrências localizadas com risco de queda de granizo e rajadas de vento fortes a intensas. Alguns temporais, localmente, podem ser severos e com danos.
Esta será a principal frente fria no território brasileiro até agora neste ano pela sua grande e extensão e abrangência, a ponto de alterar as condições do tempo no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até o Norte do Brasil, alcançando mesmo áreas do Sul da região amazônica.
Oeste do RS
A manhã desta segunda-feira (26) foi de forte instabilidade do Centro para o Oeste do Rio Grande do Sul com chuva localmente forte e temporais localizados com rajadas de vento forte.
No meio da manhã desta segunda-feira, um temporal atingiu com chuva forte e rajadas de vento a cidade de Uruguaiana com o avanço de uma nuvem arco que fez o céu escurecer. O temporal trouxe rajadas de vento acima de 70 km/h no Aeroporto Internacional Rubem Berta. Já a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Uruguaiana indicou rajada de 81 km/h.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul