Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Frio intenso chega ao Brasil nesta quarta

Compartilhe esta notícia:

Até domingo, são esperadas madrugadas frias. (Foto: Arquivo/PMPA)

A última semana do mês de julho será marcada pela onda de frio mais intensa e duradoura do inverno. A massa de ar frio polar que chegará ao País a partir desta quarta-feira (28) irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte do País. Na serra gaúcha, a sensação térmica poderá chegar a -25°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de frio irá se prolongar entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4ºC, especialmente nas áreas de maior altitude.

Geada

Segundo a Climatempo, o risco de geada no final da semana é alto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas e extremo sul do Rio de Janeiro.

Um novo recorde de frio poderá ser registrado na serra catarinense. Segundo a Climatempo, a temperatura na região será de -8°C e -10°C.

Devido a ação dos ventos, a sensação térmica será de muito mais frio. Em áreas altas de serra, especialmente entre os estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

No Sudeste, as menores temperaturas estão previstas para esta quinta (29) e sexta-feira (30).

Na serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C e a máxima abaixo dos 15°C.

Na quinta, segundo o Inmet, há previsão de geada em quase toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte). Já na sexta (30), também poderá ocorrer geada no sul de Goiás.

Chuva

Ao passar pelo Rio Grande do Sul, a frente fria trouxe chuva de até 50 mm ou mais em pontos do Sul gaúcho, mas o seu maior efeito se deu no Noroeste e no Norte do Estado, onde a frente provocou tempestades de granizo que deixaram centenas de casas com danos.

A frente fria deve trazer pouca chuva na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Os maiores volumes de precipitação, e na maioria dos locais pouco expressivos, devem ocorrer no Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em muitos locais do Centro-Oeste e do Sudeste a chegada da frente se dará apenas com aumento de nuvens, a virada do vento e brusco declínio da temperatura.

São os casos de muitas áreas do Mato Grosso, Minas Gerais, do Norte de São Paulo e do Sul de Goiás.

No Rio de Janeiro, especialmente em pontos próximos da costa, pode chover e garoar com fortes a intensas rajadas de vento quando do ingresso do ar frio.

Na cidade do Rio de Janeiro, a frente traz muitas nuvens, chuva e garoa entre esta quarta e quinta com vento e por vezes forte. A temperatura já desaba no Rio nesta quarta, mas o frio será mais sentido na quinta, quando a parte mais intensa do ar polar alcança o Estado fluminense.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Treze milhões de brasileiros têm doenças raras e precisam de remédios especiais
Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, anuncia o Ministério da Saúde
https://www.osul.com.br/frio-intenso-chega-ao-brasil-nesta-quarta/ Frio intenso chega ao Brasil nesta quarta 2021-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar