Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2021
O estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, que tem espaços híbridos, com cadeiras e arquibancadas, obedece algumas regras do GT.
Foto: Reprodução/Twitter @SCInternacional)Em reunião do Gabinete de Crise desta quarta-feira (6), o Grupo de Trabalho de Saúde (GT Saúde) debateu pedidos de mudanças em protocolos e autorização de eventos no Rio Grande do Sul.
Uma das deliberações foi sobre a realização de um jogo teste, já divulgado na semana passada, para analisar protocolos adaptados a estádios onde não há locais demarcados com cadeiras, o que é exigido no novo decreto para ampliar o público.
Foi confirmado que o teste será neste sábado (9), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, que tem espaços híbridos, com cadeiras e arquibancadas, obedecendo às seguintes regras:
1. Público exclusivamente sentado (o que deverá ser cobrado e fiscalizado durante toda a partida).
2. Apresentação de comprovante de vacinação de acordo com calendário de vacinação estadual para público e trabalhadores.
3. Teto de ocupação de público: até 30%, com uso principal de espaços com cadeiras.
4. Após esgotados os espaços com cadeira, uso complementar de arquibancadas, com ocupação máxima de 30%, com garantia de distanciamento mínimo de 1 metro em todas as direções entre grupos de até três pessoas (devendo haver marcação no piso e uso intercalado de fileiras, com isolamento).
5. Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara da proporção de 1 para cada 100 pessoas no espaço destinado às arquibancadas.
6. Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara da proporção de 1 para cada 150 pessoas no espaço destinado às cadeiras.
7. Já que o público total esperado é superior a 2.500 pessoas, é necessária autorização do município sede e da região por no mínimo 2/3 dos municípios da região Covid ou do Gabinete de Crise da região Covid correspondente.
O Gabinete de Crise ressalta que está valendo a regra de transição às atividades que tiveram flexibilização dos protocolos. É possível permanecer utilizando os protocolos anteriores – respeitando todas as regras – até 17 de outubro.
No entanto, para ampliar público ou abrir pista de dança, por exemplo, os estabelecimentos deverão exigir comprovação de vacina e/ou testagem e os empreendimentos devem seguir as novas regras conforme decreto publicado em 1º/10.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul