Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os gastos de brasileiros no exterior cresceram quase 35% no primeiro semestre do ano

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pelo BC. (Foto: Divulgação)

As despesas de brasileiros no exterior cresceram 34,8% no primeiro semestre deste ano, para 8,805 bilhões de dólares, informou nesta sexta-feira (21) o BC (Banco Central). No primeiro semestre de 2016, os gastos de brasileiros no exterior somaram 6,53 bilhões de dólares.

Somente em junho, os gastos de brasileiros no exterior totalizaram 1,51 bilhão de dólares, o que representa uma alta de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando as despesas somaram 1,37 bilhão de dólares.

Os gastos de brasileiros no exterior cresceram em um período de desvalorização do dólar. No início de junho 2016, a moeda norte-americana estava cotada a 3,58 reais. Já no início de junho deste ano, a cotação era de 3,24 reais. A queda do dólar deixa mais baratas as despesas lá fora, com hotéis e passagens, por exemplo, o que contribui para deixar as viagens mais atrativas.

Segundo chefe-adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Fernando Rocha, as despesas de brasileiros no exterior devem continuar crescendo, mas em taxas mais modestas. Rocha lembrou que o aumento de 34,8% no primeiro semestre de 2017 em relação aos primeiros seis meses de 2016 foi impactado pelo imposto sobre pacotes de viagens internacionais.

Nos primeiros meses de 2016, ainda vigorou a alíquota de 25%, o que impactou o preço dos pacotes de viagens internacionais. Em março do ano passado, o governo reduziu a alíquota de 25% para 6,38%.

Gastos de estrangeiros

Nos seis primeiros meses deste ano, segundo o Banco Central, os estrangeiros gastaram 3,05 bilhões de dólares no Brasil, o que representa uma queda de 3,07% em relação ao mesmo período de 2016, quando os gastos somaram 3,156 bilhão de dólares.

Já em junho, as despesas dos estrangeiros no Brasil somaram 377 milhões de dólares, uma queda de 6,21%. Em junho do ano passado, as despesas dos estrangeiros no Brasil chegaram a 402 milhões de dólares.

Imóveis no exterior

A Receita Federal identificou milhares de brasileiros que possuem imóveis no exterior, mas não declararam os bens no Brasil. Só em Miami, nos Estados Unidos, foram identificados 2,1 mil brasileiros que adquiriram imóveis em 2015 por meio de empresas limitadas, sem declará-los. Um dos detalhes que chamaram a atenção dos auditores brasileiros é que 75% desses imóveis foram pagos à vista, em dinheiro.

De acordo com o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung Martins, esses proprietários serão alvos de fiscalização a partir de agosto, quando termina o prazo de adesão do Regime de Regularização Cambial e Tributária.

“Identificamos, em um processo de mineração de dados, que 2,1 mil pessoas adquiriram imóveis em Miami por meio de empresas limitadas, sem declarar essas aquisições em 2015 à Receita. Chamou a atenção da gente e das autoridades norte-americanas o fato de que os brasileiros, embora sejam a segunda nacionalidade que mais adquire imóveis em Miami, são os que compram os imóveis mais caros”, disse o secretário ao apresentar um balanço das fiscalizações feitas pela Receita no primeiro semestre de 2017.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Queda de helicóptero no Paquistão mata embaixadores de Filipinas e Noruega
Inflação oficial do País cai em abril, mas continua acima do teto da meta do governo
https://www.osul.com.br/gastos-de-brasileiros-no-exterior-aumentam-quase-35-no-primeiro-semestre-deste-ano-para-88-bilhoes-de-dolares/ Os gastos de brasileiros no exterior cresceram quase 35% no primeiro semestre do ano 2017-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar