Quinta-feira, 20 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2025
Adroaldo Portal era o número dois do Ministério da Previdência
Foto: Rosinei Coutinho/STFO gaúcho Adroaldo Portal foi demitido do cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência Social e teve a prisão domiciliar decretada pela Justiça nesta quinta-feira (18).
Ele é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga os descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ação foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) e pela CGU (Controladoria-Geral da União) para “esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”.
Jornalista, o então número dois do Ministério da Previdência do governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi chefe de gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA), alvo de mandados de busca e apreensão nesta quinta.
De fevereiro de 2023 a maio de 2025, o gaúcho ocupou a função de secretário do Regime Geral de Previdência Social da pasta. Depois, se tornou secretário-executivo.
O jornalista, de 55 anos, atuou como gestor das equipes de assessoramento técnico no cargo de chefe de gabinete da liderança da bancada do PDT na Câmara dos Deputados. Exerceu a mesma função no Senado durante a última Reforma da Previdência.
Ele também foi chefe de gabinete e secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações durante o governo de Dilma Rousseff (PT), presidente do Conselho de Administração dos Correios e conselheiro fiscal da Telebras.
Demissão
A demissão do secretário-executivo foi determinada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. O procurador federal Felipe Cavalcante e Silva, atual consultor jurídico da pasta, assume a função.
“O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, determinou a exoneração do secretário-executivo Adroaldo Portal, após tomar conhecimento do teor das acusações reveladas pela operação da Polícia Federal desta quinta-feira (18). O Ministério da Previdência Social e o INSS permanecerão contribuindo ativamente com as investigações e atuando para recuperar os recursos desviados por esse esquema que começou no governo anterior, mas foi interrompido neste governo”, afirmou a pasta em nota.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
A roubalheira continua , o partido PDT aliado do luliz. é o maior ladrão do seu dinheiro aposentado ,
A candidata no RS, desviou dinheiro da avó de 93 anos , como alguém pode votar numa pessoa com este caráter…
Aposentados diga não a este governo fabricante de aliados ladrões do seu dinheiro.Chega….
Governo boom tira os maus. Governo ruim tenta dar golpe para manter os ruins. Parabéns ESTADISTA LULA. Direita golpista morre ciúmes.
Realmente foi interrompido rapidamente, em quase três anos de gestão!!!!
tem muitas hienas nesta carnica de brasilia