Quinta-feira, 09 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Mostly Cloudy

Capa – Caderno 1 Giuseppe Conte quer “recuperar tempo perdido” na Itália

"Este é o tempo de uma grandiosa nova estação de reformas", disse o premiê italiano, Giuseppe Conte. (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, que renunciou ao cargo na semana passada, recebeu nesta quinta-feira (29) a tarefa de formar um novo governo, um dia após a confirmação de uma nova coalizão entre o populista e eurocético Movimento Cinco Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda. Após anos de rivalidade, as duas legendas vão agora governar juntas devido ao fracasso da coalizão entre o M5S e a ultradireitista Liga de Matteo Salvini.

Em discurso, Conte afirmou que entregará nos próximos dias ao presidente italiano, Sergio Mattarella, uma lista de nomes para compor o novo ministério. Ele ainda prometeu que este será um “governo de mudanças”. “Precisamos transformar esta crise em oportunidade”, declarou, assegurando que a Itália voltará a ser um dos principais poderes na Europa, após 14 meses do governo populista e eurocético do M5S e a Liga.

“Este é o tempo de uma nova estação, uma grandiosa nova estação de reformas, de reinício, de esperança, de dar ao país algumas respostas e certezas”, afirmou. Conte disse querer uma Itália “mais justa, competitiva, unida e inclusiva”. O tom adotado no discurso já apresenta diferenças significativas em relação ao governo anterior.

“Temos que recuperar o tempo perdido para que a Itália possa ter o papel de liderança [na União Europeia] que um dos países fundadores merece”, destacou o premiê.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Grêmio anuncia saída de dois atacantes
Servidores da Prefeitura recebem vencimentos de agosto hoje
Deixe seu comentário
Pode te interessar