Sábado, 19 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump acusa o Brasil de falhar no combate aos grupos criminosos PCC e Comando Vermelho

Compartilhe esta notícia:

Foto: Molly Riley/The White House
Washington destaca que o país virou o "centro de distribuição global de cocaína" e cobra "medidas enérgicas". (Foto: Molly Riley/The White House)

O governo dos Estados Unidos afirmou nessa quarta-feira (16) que o Brasil falhou em “confrontar as organizações terroristas estrangeiras” PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), assim designadas por Washington este ano, apesar da resistência do governo brasileiro. Em determinação oficial ao Congresso, o presidente Donald Trump disse que tais grupos tornaram o país sul-americano um “centro de distribuição global de cocaína”.

Assinado por Trump, o documento cita “mudanças políticas drásticas” na América do Sul, que, segundo o chefe da Casa Branca, “criaram oportunidades históricas para a cooperação dos Estados Unidos com os governos da região”. Como exemplo, citou a Venezuela, após a prisão e a destituição, “pelo meu governo, do ex-ditador ilegítimo e narcotraficante Nicolás Maduro”. O presidente dos EUA determinou a retirada de Caracas do rol de países que falharam em combater o narcotráfico.

Ainda no trecho sobre a América do Sul, Trump coloca o Brasil na contramão de “muitos governos” no Hemisfério Ocidental que “tomam medidas corajosas para reduzir o fluxo de drogas e erradicar os cartéis”. Em vez disso, ressalta o mandatário, a administração brasileira “falhou em confrontar as organizações estrangeiras designadas terroristas”.

“Essas organizações terroristas brasileiras representam uma ameaça crescente à paz e à segurança em todo o mundo, e o governo brasileiro precisa urgentemente tomar medidas enérgicas para confrontá-las e derrotá-las antes que se espalhem e cresçam”, ressalta o texto.

Com a mudança na classificação das organizações criminosas em atuação no Brasil, o governo americano passou a poder adotar medidas financeiras e operacionais contra os grupos, restringir a migração de integrantes e aqueles considerados associados, além de ampliar o uso da inteligência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para o possível combate às facções.

Em tese, abriu-se abre brecha para que agentes dos EUA, sejam membros das Forças Armadas ou de órgãos de Inteligência como a CIA, pudessem atuar diretamente. As autoridades brasileiras foram contra a designação e reagiram ao anúncio da medida, sob o argumento de risco à segurança nacional.

Essa determinação é um documento anual obrigatório que o presidente dos Estados Unidos envia ao Congresso do país, conforme a lei nacional. Não se trata de um tratado novo nem uma imposição de sanções. É uma lista de quais países os EUA consideram, para o ano fiscal de 2027, ser “grandes rotas de trânsito ou grandes produtores de drogas ilícitas”.

O efeito prático não costuma ser imediato. Em geral, vale como sinal diplomático do posicionamento americano a respeito do tema e para perspectivas de “ajuda” e negociações de colaboração.

Saudação

Trump saudou o avanço da direita no continente americano. Elogiou a troca de poder na Bolívia após “décadas de governos socialistas ineptos” e afirmou esperar “um novo capítulo nas relações entre os Estados Unidos e a Bolívia sob a presidência de Rodrigo Paz”.

Citou ainda o compromisso da nova presidente do Peru, Keiko Fujimori, em trabalhar com os Estados Unidos e outros aliados para “desmantelar o crime organizado” e “aplaudiu” aqueles que chamou de “três dos maiores aliados” no hemisfério — a Argentina de Javier Milei; o Equador de Daniel Noboa; e El Salvador de Nayib Bukele – “por sua liderança, determinação e sucesso na luta contra o narcoterrorismo”.

O documento cita Afeganistão, Bahamas, Belize, Bolívia, Birmânia, China, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Jamaica, Laos, México, Nicarágua, Paquistão, Panamá, Peru e Venezuela como principais vias ou produtores de drogas. Pondera, contudo, que a presença de seu nome na lista “não reflete necessariamente” os esforços atuais de seu governo no combate a esse crime.

Segundo o governo americano, a inclusão de países nessa lista leva em conta uma combinação de fatores geográficos, comerciais e econômicos que permitem o trânsito ou a produção de drogas ou precursores químicos, ainda que os governos locais tenham implementado medidas de controle e aplicação da lei.

No documento, Afeganistão, Bolívia, Mianmar e Colômbia são criticados por “falhas substanciais”, nos 12 meses anteriores, em cumprir suas obrigações previstas em acordos internacionais de combate ao narcotráfico. Trump frisou que a prestação de assistência a três desses países, à exceção do Afeganistão, “é atualmente vital para os interesses nacionais” americanos.

Trump disse que Canadá e o México “precisam fazer muito mais” para impedir o fluxo de drogas letais no território americano e cobrou “medidas mais enérgicas” da China, a qual qualificou como “a maior produtora mundial de muitos dos precursores químicos usados ​​na produção ilícita de fentanil, metanfetamina e outras drogas sintéticas”. O presidente americano elogiou a atuação das forças americanas no combate ao crime.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

32 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
18 de setembro de 2026 13:28

Tráfico

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
18 de setembro de 2026 13:28

Os Estados Unidos são o maior consumidor de drogas, e até prenderam Nicolas Maduro, para diminuir os viciantes e conter o tráfego.

MIRO
17 de setembro de 2026 09:41

USA estrangulou rotas de trafico no caribe e america central, e houve uma migração para o brasil???

Sim, essa análise reflete uma das principais dinâmicas do narcotráfico global. As intensas operações militares e navais dos Estados Unidos no Mar do Caribe e na América Central forçaram os cartéis internacionais a desviarem suas rotas, transformando o Brasil no principal hub de escoamento da cocaína sul-americana para o resto do mundo….

OU SEJA…..PT LULISTA, DÁ GUARIDA PARA SEUS PARCEIROS DE DECADAS……

MIRO
17 de setembro de 2026 09:38

Explicando: “O Brasil não produz drogas”….

Os “governos” Lulistas e Chavistas, de Venezuela e Brasil, durante anos usam o dinheiro do Narc*Trafico, trafic@ de humanos, , para financiar ditaduras na America Latina , Espanha, e França…
O Brasil não produz drogras, mas facilita o trafico a decadas….
Sempre se soube que o PT tem parceria forte com PCC e CV, tanto que se fortaleceu muito nos ultimos anos dos governos do PT….Hoje são as maiores Organizações Narco das Americas….
Uma BELA PARCERIA PT/PCC.

Marco Antonio
17 de setembro de 2026 09:07

Esse trio ,vandeca 1,vandeva 2 e véia lolo ta desesperado,so soltam m.ao escrever,devem soltar pela boca tbm,inclusive essa veia Eloa deve ser um porre.

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
18 de setembro de 2026 10:50
Responder para  Marco Antonio

Porre e você, idiota agressor de mulheres não te perguntei nada, chifrada da pior espécie cai fora e nunca mais usa essa boca podre para pronunciar meu nome!

ochoavanderlei@gmail.com
17 de setembro de 2026 08:11

Eduardo BOLSONARo Industriando o Trump contra o Brasil. Essa é a gente da direita golpista.

Francisco
17 de setembro de 2026 07:47

Já que o descondenado no mínimo é conivente com os terroristas, está na hora do Laranjão nos auxiliar e devolver a soberania das comunidades aos seus moradores

Marco Antonio
18 de setembro de 2026 13:06
Responder para  Francisco

Só assim mesmo,pq se depender do ladrão estaremos fu…

Caio Azevedo
17 de setembro de 2026 05:36

Interessante que os comentários dos esquerdopatas abaixo , são no sentido de não querer combater o narcotráfico no Brasil….

Marco Antonio
18 de setembro de 2026 13:05
Responder para  Caio Azevedo

Exatamente.

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
16 de setembro de 2026 21:10

Aonde o Brasil produz drogas?? As drogas, vem da Bolívia, Venezuela, e Colômbia! Não tem o que fazer ficam culpado o Brasil, aonde não produz drogas!

Marco Antonio
18 de setembro de 2026 10:21

Aqui é o CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO sua abobada

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
18 de setembro de 2026 10:53
Responder para  Marco Antonio

Abobado e tu idiota vai estudar depois vem falar aonde o Brasil produz drogas! Não te perguntei nada intrometido!

ochoavanderlei@gmail.com
17 de setembro de 2026 08:16

Trump está se orientando pelo que o marginal Eduardo BOLSONARO diz para ele. Claro que tudo isso tem motivação política para que Trump intervenha no nosso país e bote a família no poder para entregar nossas riquezas para os ESTADOS UNIDOS. Essa gente faz qualqucousa para livrar o marginal golpista da cadeia . O Trump só tem um interesse, roubar nossas riquezas para que o povo americano viva nababescamente às nossas custas. Exemplo é o que ele fez na Venezuela. Tirou de forma criminosa um presidente para roubo petróleo venezuelano. Mas a direita golpista insiste nisso.

Jorge Bressan
16 de setembro de 2026 21:06

Trumph venha aqui e dá um jeito pois se você espera uma atitude deste atual governo esqueçe!!

Léo P
16 de setembro de 2026 18:57

Vandeca Eloa ficou desesperada kk

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
16 de setembro de 2026 21:11
Responder para  Léo P

Vsi amerda, não fala no meu nome inchirido, não te perguntei nada!

Fernando Krause
16 de setembro de 2026 18:41

A maiores e piores organizações criminosas estão confortavelmente instaladas em Brasília, na Praça ‘TOPA TUDO POR DINHEIRO”…
São de dar inveja até na própria máfia…

vanderlei stefani
16 de setembro de 2026 19:27
Responder para  Fernando Krause

Porque o teu ídolo não as combateu?

Fernando Krause
16 de setembro de 2026 22:34
Responder para  vanderlei stefani

Porque o teu encantador não aceita considerar as organizações criminosas do CV e PCC como organizações terroristas ?????????

vanderlei stefani
17 de setembro de 2026 18:17
Responder para  Fernando Krause

Responder uma pergunta com outra pergunta não é inteligente

ochoavanderlei@gmail.com
16 de setembro de 2026 18:32

Esse sujeito, herói da direita golpista está destruindo os EUA. Dívida de 40 trilhões de DOLARES. Que barbaridade alguém ter um heroiassim.

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
16 de setembro de 2026 18:28

O qye essa carniça tem que se meter com o Brasil?? Vai cuidar da tua guerra, q não consegue acabar, milhares de pessoas inocentes mortas, por tua causa!

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
16 de setembro de 2026 18:04

O Trump, que vá amerda, ele não manda no Brasil, vai cuidar da Venezuela, que está um terror!!!

vanderlei stefani
16 de setembro de 2026 17:33

O golpe começa pela desmoralização dos Três Poderes,
Trump e Rubio interferem na eleição, os vazamentos corroem as instituições e preparam o argumento da fraude para uma eventual vitória de Lula

Fernando Krause
16 de setembro de 2026 23:58
Responder para  vanderlei stefani

Isso já aconteceu na última eleição, quando um criminoso triplamente condenado por CORRUPÇÃO foi politicamente “descondenado” e liberto do cárcere merecido para “voltar à cena dos crimes”… e sentar indignamente na cadeira presidencial.

vanderlei stefani
17 de setembro de 2026 18:18
Responder para  Fernando Krause

Foi democraticamente eleito ♥️♥️♥️♥️

ochoavanderlei@gmail.com
16 de setembro de 2026 16:46

COMO O HERÓI FA DIREITA GOLPISTA ADMINOISTRA BEM O PAIS DELE…NÉ?? A dívida pública bruta dos Estados Unidos ultrapassou a marca histórica de US$ 40 trilhões. ​Indicadores: ​Proporção em relação ao PIB: A dívida equivale a aproximadamente 123% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. ​Custo dos juros: O pagamento de juros sobre os títulos da dívida tornou-se uma das maiores despesas do orçamento federal, ultrapassando US$ 1 trilhão por ano devido aos juros elevados mantidos pelo Federal Reserve. ​Principais fatores de crescimento: O aumento contínuo é impulsionado por déficits orçamentários persistentes (gastos superiores à arrecadação), despesas com programas obrigatórios… Leia mais »

ochoavanderlei@gmail.com
16 de setembro de 2026 16:41

O herói da direita golpista mais uma vez querendo interferirá nossa democracia. Se a direita tomar o poder estaremos em maus lençóis. A direita golpista tem plano de doar nossas riquezas para .elaborar a vida do povo americano.

renato guariglia
16 de setembro de 2026 15:58

Os maiores terroristas do Brasil vestem preto em Brasília!!

ochoavanderlei@gmail.com
16 de setembro de 2026 18:03
Responder para  renato guariglia

Teu herói tá preso.

Operação apreende cerca de 600 quilos de fios e cabos e detém cinco suspeitos em Porto Alegre
Exportações da indústria gaúcha crescem 19% em agosto
Pode te interessar
32
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x