Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2025
Apesar das discordâncias e disputas em alguns pontos e mercados, o Google e a Apple finalmente se uniram em uma causa que pode beneficiar os usuários. Isso porque as empresas confirmaram ao 9to5Google que em breve uma nova ferramenta de migração do Android para o iPhone ou do iPhone para o Android será lançada.
A ideia por trás dessa iniciativa é reduzir bugs, erros e outros problemas que sempre acontecem com os aplicativos atuais, uma vez que a novidade busca ser ainda mais integrada ao Android e iOS.
Um exemplo disso pode ser visto no Android Canary, que já traz no seu código detalhes dessa nova ferramenta de migração para o iPhone.
Conforme fontes ligadas as duas empresas, o iOS 26 beta também deve fornecer essa ferramenta em breve, permitindo com que fotos, vídeos, contatos, arquivos e até mesmo o eSIM sejam levados facilmente para um smartphone Pixel.
Outro detalhe importante é que essa melhoria deve funcionar no processo inicial de configuração do dispositivo. Ou seja, o usuário não precisará baixar um aplicativo como o “Migrar para iOS”.
Assim, a tendência é que até mesmo o tempo de espera na troca de celular seja reduzido ainda mais.
A expectativa é de que a novidade funcione da mesma forma que a Apple já faz quando o consumidor troca de um iPhone para outro. O processo é ágil e fácil devido a integração nativa no software.
Por enquanto, não há previsão de quando a ferramenta será ativada, mas essa é uma colaboração rara e que mostra uma relação muito mais madura entre as empresas.
Claro que, por ser desenvolvida como uma funcionalidade nativa do Android, provavelmente essa migração também chegará aos smartphones da Samsung, Motorola ou Xiaomi. Provavelmente com o Android 17.
Quais arquivos poderão ser transferidos? Os novos tipos de dados que podem passar a ser suportados na migração entre iPhone e Android incluem recursos que hoje não podem ser transferidos. Entre eles estão:
– Configurações de acessibilidade;
– Playlists de música;
– Senhas e passkeys;
– Cartões da carteira digital;
– Credenciais completas de Wi-Fi.
Essa lista é baseada em uma análise de código (APK teardown) do Android Switch, o que indica recursos em desenvolvimento, mas não garante que todos chegarão à versão final destinada ao público. As informações são dos sites TudoCelular e Canaltech.