Segunda-feira, 30 de junho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Gorila imita sons e gestos humanos da tosse e de assoar o nariz

Compartilhe esta notícia:

Vídeo mostra gorila Koko fazendo gesto e emitindo som de assoar nariz. (Crédito: Reprodução)

Pesquisadores dos Estados Unidos observaram padrões de controle voluntário de vocalização em uma gorila fêmea e afirmam, em estudo, que a base evolutiva para a capacidade humana de falar estava presente, pelo menos, no último ancestral comum dos humanos com os gorilas, a cerca de 10 milhões de anos. O estudo foi feito a partir da análise de 71 horas de vídeos da gorila fêmea Koko, que vive há mais de 40 anos na The Gorilla Foundation, na Califórnia (EUA), interagindo com humanos.

Os pesquisadores Marcus Perlman, da Universidade Wisconsin-Madison, e Nathaniel Clark, da Universidade da Califórnia, encontraram exemplos repetidos de nove comportamentos voluntários da gorila que exigiam controle sobre a vocalização e a respiração. Tratam-se de comportamentos aprendidos, diferentes daqueles típicos do repertório do animal, segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Prefeito de Nova York pensa em liberar a Times Square para o trânsito de automóveis para conseguir afugentar as mulheres que lá passam com os seios de fora
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, é julgado nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/gorila-imita-sons-e-gestos-humanos-da-tosse-e-de-assoar-o-nariz/ Gorila imita sons e gestos humanos da tosse e de assoar o nariz 2015-08-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar