Quinta-feira, 02 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

Notícias Governador e vice do Rio Grande do Sul conhecem o funcionamento do Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo

Leite e Ranolfo conheceram serviços e modelos de governança bem-sucedidos que podem ser adotados na segurança do RS. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

Em São Paulo, onde participam da segunda reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, integraram comitiva que visitou, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), no centro da capital paulista.

No local, os integrantes do Cosud acompanharam apresentação do comandante do Copom, coronel Marcello Streifinger, sobre o histórico e a atuação do Centro que abrange a capital e outros 38 municípios da Região Metropolitana, totalizando população de 21,5 milhões de pessoas.

Mais de 200 profissionais realizam em torno de 37,5 mil atendimentos por dia. O centro monitora 350 câmeras próprias e outras 2,5 mil compartilhadas. O serviço tem sido fundamental para a redução de ocorrências e aumento no número de prisões.

Aplicativo para mulheres

Entre as novidades apresentadas pelo coronel, está um aplicativo de celular voltado às mulheres, com medidas protetivas, para acelerar o atendimento. Outros destaques são as fiscalizações com drones e câmeras de lapela para policiais. O governador de São Paulo, João Doria, destacou que as ideias podem ser compartilhadas com os demais governadores. “É uma medida eficiente, tecnológica, rápida e discreta”, disse Doria, sobre o aplicativo para as mulheres acionarem a PM.

A ideia chamou a atenção do governador Leite e do vice Ranolfo, que já iniciaram conversas para aplicar a medida no RS. “São Paulo tem apresentado, nas últimas décadas, importantes resultados no declínio da criminalidade. Então a tecnologia, a forma de governança, são aspectos importantes de se observar como experiências bem-sucedidas. Em relação ao aplicativo para as mulheres vítimas de violência, já iniciamos as conversas para que possamos aproveitar esse serviço e levar para o Rio Grande do Sul”, disse Leite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A Apple persegue os aplicativos que controlam o tempo de uso do iPhone
O PlayStation 5 não será lançado antes de abril de 2020, afirmou a Sony
Deixe seu comentário
Pode te interessar