Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Governador João Doria diz que todo o Estado de São Paulo será vacinado em 2021 contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Doria prevê começar no dia 25 a imunização com a Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Doria prevê começar no dia 25 a imunização com a Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Sem dar detalhes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (06) acreditar que toda a população de São Paulo estará vacinada contra a Covid-19 ainda em 2021.

A expectativa é de que os dados de eficácia da vacina Coronavac sejam divulgados nesta quinta-feira (07). O governo estadual ainda reconheceu a aceleração do contágio e cobrou respeito ao plano estadual de reabertura econômica – descumprido por algumas cidades, principalmente no litoral, nas festas de fim de ano.

Ele se reuniu nesta quarta-feira com os prefeitos dos 645 municípios paulistas para apresentar o plano de imunização. “Antes de terminar o ano, faremos uma terceira reunião [com os prefeitos] que esperamos fazer presencialmente, dado o fato que esperamos ter a imunização completa não só dos brasileiros de São Paulo, mas desejamos de todos os brasileiros em nosso País.” O Estado tem cerca de 46 milhões de habitantes.

Doria prevê começar no dia 25 a imunização com a Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, mas ainda falta a apresentação dos dados de eficácia e o registro do imunizante na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No fim de dezembro, o governo e o Butantã disseram que o imunizante superou o índice mínimo de eficácia exigido pelas agências regulatórias (50%), mas não deram o porcentual exato.

Em 25 de janeiro, começarão a ser receber doses profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. A partir de 8 de fevereiro, serão imunizados idosos com 75 anos ou mais. Na semana seguinte, a partir do dia 15 de fevereiro, será a vez da população de 70 a 74 anos. A partir de 22 de fevereiro, receberá a imunização a faixa de 65 a 69 anos. Por fim, no dia 1º março, será o grupo com 60 a 64 anos.

A previsão é vacinar 9 milhões de pessoas nessa 1ª fase, que vai até 28 de março – 7,5 milhões com 60 anos ou mais, além dos trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas. Não foi informado como será a vacinação dos demais grupos de risco da Covid-19, como pacientes de doenças crônicas.

Serão duas doses por pessoa, com intervalo de 21 dias entre cada uma. Em dezembro, Doria afirmou que não será necessário comprovar residência no Estado para tomar a vacina.

Conforme o governo, além dos 5,2 mil postos de vacinação no Estado, poderão ser usados para imunização escolas, quartéis da Polícia Militar, terminais de ônibus, estações de trem, farmácias e postos drive-thru, o que elevaria para 10 mil os locais de aplicação de doses. Esses espaços funcionarão de segunda a sexta, das 7 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 7 às 17 horas.

O secretário de Saúde da capital, Edson Aparecido, disse à Rádio Eldorado prever uma capacidade de vacinação de 600 mil pessoas por dia. “Vamos usar 12 mil funcionários de apoio, 15 mil enfermeiros e três mil pontos de vacinação. Fora as 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), hospitais, Amas (Assistência Médica Ambulatorial), igrejas e toda estrutura está montada”, afirmou ele. “Já adquirimos 15 milhões de seringas, 14 milhões de agulhas, mais insumos utilizados.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

SUS é capaz de atender demanda por vacina, diz ex-ministro da Saúde
Após adiamentos, Butantan apresenta nesta quinta-feira dados de eficácia da CoronaVac
https://www.osul.com.br/governador-joao-doria-diz-que-todo-o-estado-de-sao-paulo-sera-vacinado-em-2021-contra-o-coronavirus/ Governador João Doria diz que todo o Estado de São Paulo será vacinado em 2021 contra o coronavírus 2021-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar