Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governadores da Amazônia Legal lamentam posicionamento do governo brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 1 bilhão de reais será disponibilizado para a Amazônia Legal. (Foto: Reprodução/Greenpeace)

Em nota, governadores da Amazônia Legal lamentaram que as políticas e declarações do governo brasileiro tenham levado à paralisação de financiamentos internacionais e anunciaram que pretendem negociar diretamente com os países envolvidos.

Em nota, o governador do Amapá e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Goés (PDT), lamenta as posições do governo brasileiro: “Nós, governadores da Amazônia Legal, somos defensores incondicionais do Fundo Amazônia”. O grupo da Amazônia Legal é composto pelos governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No último dia 10, a Alemanha anunciou a suspensão do financiamento de R$155 milhões para projetos de preservação da Amazônia refletindo “a grande preocupação com o aumento do desmatamento”. No dia 15, foi a vez do governo da Noruega anunciar a suspensão dos repasses de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$133 milhões, que seriam destinados ao Fundo Amazônia.

Segundo o comunicado, o bloco já informou ao presidente e às embaixadas da Noruega, Alemanha e França, que o consórcio “estará dialogando diretamente com os países financiadores do Fundo”.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sine Municipal disponibiliza 299 vagas de emprego
Governo finaliza nesta semana transferência do Coaf ao Banco Central
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar