Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de abril de 2018
Governadores do Nordeste vão tentar visitar nesta terça-feira (10) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A informação é da deputada estadual e pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila. Segundo ela, entre os governadores estão Flávio Dino, do Maranhão; Rui Costa, da Bahia; Wellington Dias, do Piauí, e Paulo Câmara, de Pernambuco.
Em visita ao acampamento dos apoiadores do ex-presidente, Manuela D’Ávila informou que vai transformar compromissos de pré-campanha em atos a favor do petista. “As candidaturas de esquerda, desde o final do ano passado, já têm um programa mínimo comum. E isso garante que no segundo turno nós estejamos juntos”, enfatizou. Manuela D’Ávila disse que não trabalha com a hipótese de Lula não disputar as eleições.
Enquanto a deputada estadual falava com militantes, um homem abraçou a parlamentar para gravar um vídeo e gritou palavras em apoio ao deputado federal e pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. A ação gerou um princípio de tumulto e o homem correu em direção aos policiais que fazem a segurança do local. Manuela D’Ávila disse que vai formalizar uma reclamação às polícia Militar e Federal e pedir a identificação do homem.
Plano B
Lula usou as horas que antecederam sua prisão e o tempo que teve com aliados na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para orientar o PT. Numa tentativa de manter o partido sob controle, empoderou a senadora Gleisi Hoffman (PR) apontando-a como sua porta-voz. Em São Bernardo do Campo, falou com o ex-prefeito Fernando Haddad, visto como o plano B para a disputa presidencial. Disse que ele estava liberado para continuar falando com outras legendas sobre 2018.
A defesa do ex-presidente começa a definir nesta segunda (9) a lista de advogados e familiares que serão autorizados a visitá-lo na prisão. Os defensores têm acesso a qualquer hora. A família, uma vez por semana. Advogada, Gleisi deve ser incluída na relação como integrante da equipe de defesa de Lula.
O PT quer fazer de Curitiba ponto de romaria para líderes políticos brasileiros e estrangeiros. A sigla fará eventos no acampamento montado pelos apoiadores de Lula todos os dias e discute a possibilidade de transferir a sede nacional do partido para a capital paranaense. Sem turbulência Na viagem de avião de São Paulo para Curitiba, Lula e seu advogado Cristiano Zanin foram acompanhados por um delegado e dois agentes da corporação. As conversas foram protocolares e em tom respeitoso com o ex-presidente.
Sede da PF
As pessoas que têm horário agendado na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba (PR) estão entrando no local em grupos a cada dez minutos. Esse procedimento foi adotado nesta segunda-feira (09), primeiro dia útil depois da prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Apenas quem tem horário agendado ou que comprovadamente vai utilizar um dos serviços prestados pela PF é autorizado a passar pelo bloqueio montado no entorno da Superintendência da corporação pela PM (Polícia Militar). A situação seguirá desse jeito por tempo indeterminado, assim como o bloqueio. O policiamento na região foi reforçado. Desde a noite de sábado (07), com a prisão do ex-presidente, policiais militares fecharam ruas próximas à superintendência, no bairro Santa Cândida.