Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo anuncia que cerca de 50 pessoas da comitiva de Bolsonaro a Nova York estão isoladas

Compartilhe esta notícia:

"Daqui para lá, a chance de um golpe é zero. De lá pra cá, a gente vê que sempre existe essa possibilidade", afirmou. (Foto: Alan Santos/PR)

O secretário de Comunicação da Presidência da República, André Costa, anunciou na tarde desta quarta-feira (22) que cerca de 50 pessoas da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que esteve nos Estados Unidos estão isolados, cumprindo a quarentena, após a divulgação da infecção do ministro Marcelo Queiroga com o vírus da covid-19.

Costa afirmou que Bolsonaro está assintomático e que seguirá no Palácio do Alvorada até o período de cinco dias após o último contato com Queiroga, que se deu na terça (21). Esse regramento, previsto no guia do Ministério da Saúde epidemiológico para o vírus, valerá para todos os outros.

Pelas contas do ministério, esse prazo vence neste sábado (25). Nesse dia, que será o quinto do contato, todos farão exames e se der negativo estarão liberados do isolamento, mas seguirão com acompanhamento médico até que seja completado os 14 dias necessários para o tratamento.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que o isolamento de cinco dias que será adotado por Bolsonaro e outros membros da comitiva que foi ao Estados Unidos está de acordo com as normas sanitárias.

A Anvisa explicou que embora tenha recomendado isolamento de 14 dias, a nota técnica que institui as regras sobre o tema no País prevê que possa ser realizado um exame RT-PCR após cinco dias de contato com caso confirmado e, se houver resultado negativo, o isolamento poderá ser dispensado mediante atestado médico. As orientações estão previstas no Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19 feito pelo Ministério da Saúde.

“Nesse sentido, de acordo com a recomendação previamente enviada pela Anvisa quanto à nova testagem em solo brasileiro, ressalta-se que o guia do Ministério da Saúde disciplina que, dentre as estratégias de isolamento e monitoramento de contatos, é possível a realização de exame laboratorial para detecção do vírus SARS-CoV-2 no período mínimo de cinco dias após o último encontro com o caso suspeito e/ou confirmado de covid-19. Tal recomendação se deve ao fato de que, em geral, a maior parte da população tem período de incubação viral médio de cinco a seis dias”, explicou a agência em nota.

Na manhã desta quarta, representantes da Anvisa participaram de uma reunião no Palácio do Planalto para explicar sobre as recomendações da agência. Na ocasião foi mencionado que a Anvisa utilizava o guia como diretriz. Depois, o Planalto enviou um ofício à agência para questionar se as medidas definidas para a quarentena do presidente estariam de acordo com as normas sanitárias.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Supremo diz que responsabilidade por dívidas de partidos políticos é de diretórios locais
Diretor confirma que Prevent Senior mudava ficha de pacientes para retirar menção à Covid
https://www.osul.com.br/governo-anuncia-que-cerca-de-50-pessoas-da-comitiva-de-bolsonaro-a-nova-york-estao-isoladas/ Governo anuncia que cerca de 50 pessoas da comitiva de Bolsonaro a Nova York estão isoladas 2021-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar