Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Governo da Nicarágua expulsa a Organização dos Estados Americanos do país

Compartilhe esta notícia:

A OEA não reconheceu a eleição de Ortega para um quarto mandato

Foto: Cesar Perez/Presidência da Nicarágua
O governo afirmou que está aberto a receber cidadãos da Nicarágua, opositores do regime de Daniel Ortega. (Foto: Cesar Perez/Presidência da Nicarágua)

O governo da Nicarágua fechou no domingo (24) o escritório da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Manágua e determinou a retirada de representantes do país da entidade.

Segundo o chanceler nicaraguense, Denis Moncada, o país deixa imediatamente de participar da OEA e retira as credenciais de seus representantes em Washington. “Tampouco essa organização infame, consequentemente, terá escritórios em nosso país. Sua sede local foi fechada”, acrescentou.

Em carta lida em uma transmissão oficial, Moncada disse que “a partir desta data, a Nicarágua deixa de fazer parte de todos os mecanismos enganosos desta aberração, seja Conselho Permanente, sejam comissões, sejam reuniões, seja a Cúpula das Américas”. “Não teremos presença em nenhuma das instâncias desse instrumento diabólico do mal chamado OEA”, declarou.

O governo do presidente Daniel Ortega, um ex-guerrilheiro de 76 anos que está no poder desde 2007, já havia anunciado no final do ano passado a retirada da Nicarágua da OEA, que não reconheceu sua eleição para um quarto mandato consecutivo, com seus rivais e opositores presos acusados de conspirar contra ele.

No entanto, de acordo com os protocolos, a saída deveria ocorrer no prazo de dois anos para que a Nicarágua pudesse cumprir os compromissos pendentes com a organização.

Em 23 de março, o então representante permanente da Nicarágua junto à OEA, Arturo McFields, surpreendeu durante o seu discurso em uma sessão do conselho permanente, no qual descreveu o governo de Ortega como uma “ditadura” e denunciou as condições precárias em que seus opositores estavam presos.

“Não consigo entender os motivos do governo, mas essa retirada ocorre um mês depois do meu discurso na OEA”, disse McFields no domingo. “Os escritórios da OEA estiveram historicamente em nosso país e fizeram parte de um processo histórico de pacificação na Nicarágua. Foram fechados escritórios que representam os acordos de paz na Nicarágua. O governo está fechando uma porta para a paz”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministério da Defesa classifica como “ofensa grave” declaração de ministro do Supremo sobre as Forças Armadas
China registra o maior número diário de mortes por coronavírus desde o início da pandemia
https://www.osul.com.br/governo-da-nicaragua-expulsa-a-organizacao-dos-estados-americanos-do-pais/ Governo da Nicarágua expulsa a Organização dos Estados Americanos do país 2022-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar