Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo de São Paulo aumenta restrições ao comércio e suspende cultos e jogos de futebol

Compartilhe esta notícia:

João Doria garantiu que não se trata de um lockdown

Foto: Governo do Estado de SP
Uma parte do PSDB rejeita que Doria seja o candidato da legenda ao Palácio do Planalto. (Foto: Governo do Estado de SP)

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) que o Estado entrou na fase emergencial de combate ao coronavírus, que prevê regras mais rígidas de isolamento social. As medidas passam a valer a partir do dia 15 deste mês e devem vigorar até o dia 30.

O governador João Doria (PSDB) suspendeu a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, além de todos os eventos esportivos, como jogos de futebol, aumentou as restrições ao comércio e instituiu o toque de recolher das 20h às 5h. O governador afirmou que a medida visa “dificultar” o desejo das pessoas de permanecer nas ruas e que irá intensificar a fiscalização, mas que não se trata de um lockdown.

“Eu quero lembrar que nós não estamos fazendo lockdown, nós estamos fazendo uma fase emergencial. Lockdown é a última das últimas medidas, aquela em que você não pode sair de casa em nenhuma circunstância”, declarou Doria.

“Nós temos muitos trabalhadores informais que ainda saem e se descolam muitas vezes próximo do horário das 20h, retornando para suas casas. Então, dessa forma, fazer lockdown seria uma situação de guerra, ou estado de sítio, isso não é o que nós queremos. Nós queremos que as pessoas tenham essa consciência de que não devam sair, por isso toque de recolher, que se recolham, respeitando esses horários”, completou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Alguns serviços que estavam na lista dos considerados essenciais, como lojas de materiais de construção, foram excluídos e deverão permanecer fechados. Foi ainda determinado o teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais e vetada a retirada presencial de mercadorias em lojas ou restaurantes. Apenas serviços de delivery poderão operar.

Os comércios essenciais, como supermercados, hipermercados, açougues e padarias, continuam abertos ao público.

Escolas

Na educação, o governo recomendou que a prioridade seja para o ensino remoto, mas manteve a autorização às escolas municipais e particulares de operar com 35% da capacidade.

Já na rede pública estadual, as unidades ficarão abertas apenas para oferta de merenda e distribuição de material, que deverá ser feita por meio de agendamento prévio, uma vez que o governo decidiu antecipar os recessos de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março, sem prejuízo ao calendário escolar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

União Europeia autoriza o uso da vacina da Johnson & Johnson contra o coronavírus
Suvinil revela “Meia-Luz” a cor deste ano
https://www.osul.com.br/governo-de-sao-paulo-aumenta-restricoes-ao-comercio-e-suspende-cultos-e-jogos-de-futebol/ Governo de São Paulo aumenta restrições ao comércio e suspende cultos e jogos de futebol 2021-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar