Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Governo do Estado pagará os salários dos servidores em três parcelas

Compartilhe esta notícia:

Sem a presença do governador, secretário da Fazenda anunciou o parcelamento em entrevista coletiva (Foto: Jackson Ciceri/O Sul))

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, durante entrevista coletiva na sede da Secretaria da Fazenda, nesta sexta-feira (31), o calendário de pagamento dos salários do mês de julho dos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo. Na ocasião, foi confirmado o parcelamento dos vencimentos. Conforme o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, nesta sexta, último dia útil do mês, os servidores públicos receberam até 2.150 reais. Mais uma fatia, de 1 mil reais, será depositada no dia 13 de agosto. Aos funcionários que recebem salário superior a 3.150 reais, o restante será pago até o dia 25 de agosto.

“As dificuldades se avolumam e são crescentes para os próximos meses e anos. Não temos como pagar os salários na sua totalidade”, destacou o secretário. Ele ressaltou que o parcelamento de salários não é algo novo – já foi adotado no governo Yeda Crusius –, mas confirmou que a crise hoje é mais aguda. Ele citou decisões judiciais como agravantes da situação e disse que faltam 360 milhões de reais aos cofres estaduais para pagar a folha em dia.

“Não é chororô, é falta de dinheiro”, salientou Feltes. “O que ocorre ou o que poderá ocorrer em agosto é que não tenhamos como pagar a parcela da dívida com a União.” Feltes classificou como “muito provável” essa possibilidade. Conforme o secretário, no esforço para que a linha de corte não fosse mais aguda, o governo adotou uma série de medidas, como o novo atraso na parcela da dívida com a União e  de repasses a prefeituras, órgãos do governo e fornecedores, além de recorrer a mais 200 milhões de reais dos depósitos judiciais e 50 milhões de reais, disponíveis no caixa único.

Os secretários Márcio Biolchi (Casa Civil), Carlos Búrigo (Secretaria-Geral de Governo) e Cléber Benvegnú (Comunicação) estavam presentes no anúncio do escalonamento dos salários.

Ausência

O governador José Ivo Sartori não participou da coletiva. Sartori só vai se pronunciar sobre o assunto pelas redes sociais. Ele gravará um pronunciamento em vídeo, conforme a assessoria do governo do Estado.

Questionado se não seria um desrespeito o governador não falar com os servidores e o restante da sociedade, o secretário de Comunicação respondeu que o chefe do Executivo está falando sobre crise do RS com a sociedade desde o início do seu mandato. Já Feltes destacou que o governo é “uníssono” e disse  que Sartori se manifestou, na quinta-feira (30), pedindo compreensão da sociedade.

Protesto

Antes e durante a coletiva de imprensa, os servidores gaúchos realizaram protestos. Eles bloquearam o trânsito nas avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas, causando congestionamento no acesso ao Centro da Capital. O trânsito já foi liberado.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

“Vovó estripadora” confessou ter matado pelo menos 10 pessoas
Um gato que faz sucesso ao fazer cara de surpresa, alegria, dúvida e até raiva
https://www.osul.com.br/governo-do-estado-pagara-os-salarios-dos-servidores-em-tres-parcelas/ Governo do Estado pagará os salários dos servidores em três parcelas 2015-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar