Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo estuda novas linhas de crédito para exportadores

Compartilhe esta notícia:

O governo estuda criar linhas de crédito e ampliar as atuais em bancos públicos para financiar capital de giro para exportadores. (Foto: Dida Sampaio/AE)

O governo estuda criar linhas de crédito e ampliar as atuais em bancos públicos para financiar capital de giro para exportadores.

A medida foi apresentada na segunda-feira à presidenta Dilma Rousseff pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Ela deu sinal verde para sua equipe estudar a proposta.

Monteiro salientou, antes de se reunir com a presidenta Dilma, que a operação não deve envolver subsídios do Tesouro nem comprometer o ajuste.

De acordo com ele, a proposta é utilizar recursos disponíveis nos bancos públicos, como BB (Banco do Brasil) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para “impulsionar uma área que já está melhorando o ritmo da economia”.

Monteiro apontou que, neste ano, o superávit da balança comercial deverá saltar de 19,7 bilhões de dólares no ano passado para 35 bilhões de dólares.

Uma das propostas é corrigir estes financiamentos pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), hoje de 7,5% ao ano, mais taxa adicional.

A presidenta Dilma já determinou ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e a Monteiro que se reúnam com presidentes de bancos públicos nos próximos dias para formatar uma proposta. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ações da Petrobras caem mais de 9% e Bovespa renova mínima desde 2009
Cientistas criticam hidrelétricas; biodiversidade está ameaçada
https://www.osul.com.br/governo-estuda-novas-linhas-de-credito-para-exportadores/ Governo estuda novas linhas de crédito para exportadores 2016-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar