Terça-feira, 23 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo federal anuncia bloqueio adicional de R$ 5,7 bilhões do orçamento

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ministério da Economia, de Paulo Guedes, a necessidade de bloqueio se deve a um pagamento de R$ 2,3 bilhões em benefícios previdenciários.

Foto: Alan Santos/PR
Ex-ministro da Economia Paulo Guedes será uma das atrações na programação oficial da Fenasoja. (Foto: Alan Santos/PR)

O governo federal anunciou um novo bloqueio de R$ 5,7 bilhões no orçamento da União de 2022. Com a nova restrição, o governo já bloqueou um total de R$ 15,4 bilhões do orçamento previsto neste ano. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22), na apresentação do Relatório no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 4º bimestre.

Segundo o ministério da Economia, a necessidade de bloqueio se deve a um pagamento de R$ 2,3 bilhões em benefícios previdenciários, e o pagamento de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural decorrentes da lei Paulo Gustavo.

Anteriormente, na divulgação do último relatório em setembro, o ministério da Economia havia divulgado um bloqueio orçamentário no valor de R$ 2,6 bilhões. Isso porque, na avaliação da pasta, o bloqueio total precisava ser de R$ 10,5 bilhões.

Antes disso, em setembro, o ministério promoveu o desbloqueio de R$ 4,8 bilhões no Orçamento. Esse desbloqueio foi feito somente para emendas parlamentares, para as bancadas estaduais e para emendas de relator.

Superavit primário

O governo federal elevou a previsão do superavit primário deste ano, para R$ 23,4 bilhões nas contas públicas. Caso se concretize, esse será o primeiro resultado positivo para o governo desde 2013.

A projeção ocorre por conta de uma melhora da situação fiscal em relação à avaliação anterior, divulgada em setembro, que previa um superavit de R$ 13,5 bilhões para o exercício de 2022.

Para 2023, entretanto, o governo já previu déficit para as contas públicas, segundo o Projeto de Lei Orçamentária de 2023 enviado ao Congresso. De acordo com o governo, o resultado deve ser de um déficit R$ 65,9 bilhões.

Com o aumento da arrecadação, o governo federal bateu o maior valor da série histórica do Tesouro em transferências para estados e municípios. Segundo o Ministério da Economia, os valores chegaram a R$ 464 bilhões, que corresponde a 4,8% do PIB.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cezar Roldão Schuaste
22 de novembro de 2022 21:44

Não entendeu, leia novamente ou peça ajuda

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rossa
22 de novembro de 2022 19:37

Cade Os Patriotas?

Eloa Guterres
22 de novembro de 2022 20:53

Que bloqueio?? Incopetente!!

OCDE eleva a 2,8% estimativa para crescimento do PIB brasileiro em 2022
Lula inclui filho de José Dirceu no grupo de transição; Alexandre Frota também fará parte da equipe
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x