Quarta-feira, 09 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo Federal autoriza atuação das Forças Armadas no policiamento do Espírito Santo

Compartilhe esta notícia:

Familiares de PMs protestam em frente ao quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Vitória, na manhã desta segunda-feira. (Foto: Reprodução)

O Espírito Santo vai receber militares das Forças Armadas e homens da Força Nacional para realizar o policiamento ostensivo nas ruas do estado nesta segunda-feira (6). O pedido foi feito pelo governo estadual em razão da falta de policiamento nas ruas. Desde sábado (4), protestos de familiares por reajuste salarial impedem a saída de PMs dos quartéis.

Os militares do Exército já estão no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, aguardando o fim do planejamento do Ministério da Defesa para começarem os trabalhos.

O governador em exercício, César Colnago, disse que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre Moraes, autorizou a chegada da Força Nacional no estado.

Colnago explicou que 200 homens da Força Nacional farão o policiamento, sendo que 80 vêm do Rio de Janeiro, e 120 de Brasília.

O Ministério da Justiça confirmou a informação e disse que os homens devem chegar à cidade no início da noite desta segunda.

Forças Armadas

O Ministério da Defesa confirmou a autorização das Forças Armadas no Espírito Santo. Agora, o presidente Michel Temer precisa publicar o decreto para a entrada da Forças Armadas no estado.

Enquanto isso, o ministério já planeja a ação. A divulgação de mais detalhes sobre a chegada do Exército depende da área em que as tropas vão atuar – se será somente na região metropolitana ou em outras cidades. A assessoria de imprensa do ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que deve chegar no Espírito Santo à noite para acompanhar de perto a situação no Estado. No início desta tarde, o ministro estava a caminho de Natal, que vive uma crise penitenciária.

A falta de policiamento nas ruas vem provocando confusão e insegurança. Um ônibus foi incendiado, uma guarita da PM foi queimada e há relatos de arrastões e assaltos a lojas. A prefeitura de Vitória suspendeu o início do ano letivo na rede municipal na manhã desta segunda-feira (6). As unidades de saúde da capital não irão funcionar, com exceção dos pronto-atendimentos da Praia do Suá e São Pedro. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Muitos brasileiros não sabem que discutem política e trocam até xingamentos com “robôs” nas redes sociais
Negra, pobre e da rede pública fica em 1º em medicina da Fuvest
Pode te interessar