Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Geral Governo federal lança carteira digital e plano voltado para migrantes

Compartilhe esta notícia:

As ações integram a abertura da Semana Nacional de Discussões sobre Migração, Refúgio e Apatridia

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
As ações integram a abertura da Semana Nacional de Discussões sobre Migração, Refúgio e Apatridia. (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O governo federal lançou nesta terça-feira (20) a Carteira Digital do Migrante. No mesmo evento, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi apresentado o Plano de Ação para o Fortalecimento de Proteção de Integração Local da População Haitiana no Brasil.

As ações integram a abertura da Semana Nacional de Discussões sobre Migração, Refúgio e Apatridia. Conforme a presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Sheila de Carvalho, o grande número de solicitações para refúgio de estrangeiros no Brasil é um dos “maiores desafios” do colegiado atualmente.

“Ao assumirmos o Conare, nos deparamos com uma fila de solicitações com mais de 130 mil processos pendentes para análise, e mensalmente o Conare recebe cerca de 5 mil novas solicitações de refúgio”, disse Sheila de Carvalho.

Conforme Sheila, o alto número de solicitações de refúgio reflete a eclosão global de migrações, em grande parte “forçadas, seja por conflitos conflagrados ou graves violências de direitos humanos, perseguição política”.

“Estas são, hoje, uma das razões que justificam esse fenômeno global”, acrescentou ao informar que, segundo dados divulgados recentemente pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), uma em cada 74 pessoas no mundo está em situação deslocamento forçado. “Deste total, 90% são provenientes de países com baixa média de renda.”

Ministro interino das Relações Exteriores, Carlos Duarte disse que o momento atual é marcado pela “multiplicação de crises e conflitos armados antigos e novos, com gravíssimas consequências humanitárias”, e que, em decorrência disso, o fluxo atual de deslocamentos forçados atinge patamar sem precedentes.

De acordo com o ministério, estima-se que haja, atualmente, 161 mil haitianos vivendo em território brasileiro. O lançamento do Plano de Ação para o Fortalecimento de Proteção de Integração Local da População Haitiana no Brasil deverá auxiliar no acesso direto dessas pessoas a políticas públicas.

O plano, segundo Carlos Duarte, integra o Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio para Pessoas Afrodescendentes e é composto por quatro eixos principais. O primeiro trata do diagnóstico sobre o acesso a direitos e oportunidades no Brasil. O segundo é a ampliação dos mecanismos de recepção humanitária e documentação. O terceiro engloba estratégias de integração socioeconômica, e o quarto é de apoio a estruturas comunitárias.

Carteira Digital do Migrante
O outro lançamento anunciado durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Discussões sobre Migração, Refúgio e Apatridia foi o da versão digital de um documento físico voltado a migrantes, solicitantes de refúgio e fronteiriços: a Carteira Digital do Migrante.

Conforme o governo, o documento é gratuito. Com ele, torna-se desnecessária a autenticação do documento físico em cartório, desde que tenha sido emitido a partir de maio de 2020. A versão digital possui alguns elementos de segurança, como reconhecimento facial e QR Code.

A carteira digital possibilita ao migrante ter acesso a diversos serviços. Entre eles, atendimento em hospitais públicos e abertura de conta bancária.

O aplicativo está disponível na Play Store e Apple Store, bastando ao interessado pesquisar por “carteira digital do migrante”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Armas inúteis e entregas atrasadas comprometem os esforços de armamento da Ucrânia
Brasil é goleado por 4 a 2 em amistoso contra o Senegal
https://www.osul.com.br/governo-federal-lanca-carteira-digital-e-plano-voltado-para-migrantes/ Governo federal lança carteira digital e plano voltado para migrantes 2023-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar