Sábado, 25 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo federal vai mudar prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS

Compartilhe esta notícia:

A prova de vida é uma forma de provar que a pessoa está viva para continuar recebendo os pagamentos.

Foto: Reprodução
Com o novo piso salarial, de R$ 1.320, o pagamento para 37 milhões de segurados vai até o dia 7 fevereiro (Foto: Reprodução)

A prova de vida obrigatória de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vai mudar e passará a ser feita a partir do cruzamento entre as bases de dados do governo.

Com isso, a expectativa é de que o processo fique mais fácil. O governo ainda não deu detalhes sobre o que vai mudar. Haverá um evento nesta quarta-feira (2) para o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinar uma portaria com as mudanças.

Elas valerão para os segurados que fizerem aniversário a partir da data da publicação da portaria. A prova de vida é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS provar que está vido e continuar recebendo benefícios.

Caso os segurados não passem pelo processo, os valores são suspensos. Atualmente, cada pessoa precisa comparecer presencialmente ao banco responsável pelo pagamento do benefício e fazer a prova de vida por meio de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências, apresentando o cartão de débito e um documento com foto.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio, mediante agendamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, morre aos 90 anos
Novo decreto em Pelotas passa a exigir passaporte vacinal contra a Covid
https://www.osul.com.br/governo-federal-vai-mudar-prova-de-vida-de-aposentados-e-pensionistas-do-inss/ Governo federal vai mudar prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS 2022-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar