Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 29 de janeiro de 2026
O governo gaúcho divulgou nessa quinta-feira (29) o calendário de todas as folhas de pagamento do Poder Executivo até o final de 2026. Em breve, os dados estarão disponíveis em uma nova área do site da Secretaria Estadual da Fazenda (fazenda.rs.gov.br), além de permitir a consulta também no Portal de Serviços do Estado (rs.gov.br).
De acordo com o Palácio Piratini, a medida tem por finalidade agilizar a pesquisa das datas conforme as regras válidas para cada grupo e também sobre a ocorrência de eventuais feriados que coincidam com dias de pagamento.
No caso da folha mensal que abrange servidores Ativos e Inativos do Poder Executivo, a regra de pagamento é sempre o último dia útil de cada mês. Essa determinação também vale para as Fundações Públicas e Autarquias.
– 30 de janeiro de 2026.
– 27 de fevereiro de 2026.
– 31 de março de 2026.
– 30 de abril de 2026.
– 29 de maio de 2026.
– 30 de junho de 2026.
– 31 de julho de 2026.
– 31 de agosto de 2026.
– 30 de setembro de 2026.
– 30 de outubro de 2026.
– 30 de novembro de 2026.
– 30 de dezembro de 2026.
Já as Fundações de Direito Privado e os ex-autárquicos da CEEE têm como regra de pagamento o quinto dia útil do mês seguinte. Conforme o Tesouro do Estado, a folha de férias do governo, autarquias e fundações são creditadas no quinto dia útil do mês.
Pagamentos suplementares e auxílio-refeição
Como regra geral, folhas de pagamento suplementar, quando necessárias, são pagas pela Secretaria da Fazenda no dia 10 de cada mês, tão logo as informações estejam consolidadas. O auxílio-refeição é repassado no dia 20 de cada mês para todas as categorias.
O chefe da Divisão de Gestão da Folha de Pagamento (DGF), Marcos Antonio Bosio, ressalta que a publicação dos calendários em um espaço único auxilia na gestão dos departamentos de RH das áreas:
“Os pagamentos feitos pelo Estado todos os meses envolvem mais de 300 mil pessoas. Por isso é importante valorizar o acesso à informação para quem precisa desses dados todos os dias”.
Aplicativo “Servidor RS”
O Tesouro do Estado alerta que todos os contracheques são previamente publicados no aplicativo “Servidor RS”, ferramenta acessível a todos os funcionários do Estado e que foi criado em 2020 para ser o principal elo de relação entre o Estado e seus 340 mil servidores.
As informações sobre contracheques de pensionistas também estão publicadas no aplicativo, com informação fornecida pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. O endereço eletrônico é ipeprev.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!