Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Governo gaúcho fornece mais de 9 mil testes rápidos de coronavírus para passageiros que chegam ao Estado pelo aeroporto de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Operação será mantida pelo menos até o dia 27 de junho. (Foto: Gustavo Flores/Divulgação)

Uma ação conjunta entre Secretaria Estadual da Saúde (SES), prefeitura de Porto Alegre e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está proporcionando a testagem de coronavírus para quem desembarca no aeroporto Salgado Filho. Em três dias de operação, 9,4 mil testes rápidos de antígenos foram fornecidos pelo governo gaúcho.

Todas as pessoas chegam de voos nacionais ou internacionais durante o horário de atendimento (7h30min à 1h30min) são convidadas a realizar o teste, independentemente de apresentar sintomas ou não. Até esta quarta-feira (16), terceiro dia de barreira, foram 881 procedimentos, com a identificação de nove casos de coronavírus, todos eles envolvendo gaúchos.

Segundo a apoiadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), Anelise Breier, o foco é testar quem chega dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal, onde já existe confirmação da variante “Delta”, inicialmente encontrada na Índia. Também há especial atenção para quem tenha viajado ao Exterior nos últimos 14 dias.

“A aceitação está sendo enorme, estamos precisando até mesmo aumentar o número de guichês para atender toda a demanda”, detalhou Anelise. “Felizmente, poucos testes estão dando positivo. A ideia é fazer o sequenciamento genético dos vírus que forem encontrados.”

Os casos positivos são orientados a ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, devendo assinar um documento de aceitação. Essas pessoas devem ainda fazer um teste de RT-PCR, de biologia molecular. A ação tem duração prevista até 27 de julho, totalizando 27 dias de barreira sanitária, prazo que pode ser prorrogado se houver necessidade.

A diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos, salienta que a iniciativa faz parte de um projeto de ampliação das testagens para diagnóstico de coronavírus no Rio Grande do Sul. O governo do Estado criou um grupo de trabalho formado por integrantes da SES e a da Anvisa, a fim de rastrear casos positivos em fronteiras, portos e aeroportos, com intuito de evitar uma nova onda de contágio.

Uma das passageiras que desembarcaram em Porto Alegre nesta semana, a gaúcha Sílvia Pinto Fernandes voltava de um passeio no Rio de Janeiro manifestando dor de cabeça e outros sintomas gripais. O jeito foi se submeter ao teste para garantir que não estava com a covid.

Aprovação

“Eu sofro de enxaqueca crônica, então os sintomas podem se confundir”, explicou. “Se todos os aeroportos tivessem uma ação como essa, estaríamos muito melhor [no que se refere à pandemia].”

A paranaense Joceli Teresinha Wansovicz da Silva também aderiu à testagem, mesmo sem apresentar qualquer sintoma. Ela viajou ao Rio Grande do Sul junto com duas amigas, a fim de visitar Gramado (Serra), um dos principais destinos turísticos do País, e não poupou elogios ao controle sanitário:

“Muita boa essa a iniciativa de realizar o teste na chegada ao Estado, tanto para nossa segurança como para a de vocês, aqui desta cidade”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Obra do Dmae afeta o abastecimento de água em quatro bairros da Zona Sul de Porto Alegre
Prefeito de Porto Alegre assina código de ética e conduta para combater ineficiência administrativa e corrupção
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-fornece-mais-de-9-mil-testes-rapidos-de-coronavirus-para-passageiros-que-chegam-ao-estado-pelo-aeroporto-de-porto-alegre/ Governo gaúcho fornece mais de 9 mil testes rápidos de coronavírus para passageiros que chegam ao Estado pelo aeroporto de Porto Alegre 2021-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar