Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde “Vamos ter que vacinar todo mundo de novo em 2022”, diz diretor de hospital

Compartilhe esta notícia:

O pedido havia sido oficialmente encaminhado no dia 18 de junho. (Foto: EBC)

Novo diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês (SP), o médico cardiologista e intensivista Fernando Ganem, de 56 anos, diz que os conhecimentos sobre a covid-19 disponíveis até o momento indicam que será necessária uma imunização anual contra a doença.

“Ano que vem, vamos ter que começar a vacinar todo mundo de novo. Vai funcionar como funciona na gripe; mudam as variantes, tem fazer nova adaptação da vacina”, afirma.

Segundo o médico, o hospital vem registrando casos de reinfecção por covid entre pessoas já imunizadas, mas nenhum grave ou que tenha levado o paciente à morte.

Por isso, recomenda que as pessoas continuem usando máscaras não só para se proteger contra o coronavírus, mas também contra outros vírus respiratórios que estão circulando, como o H1N1, e já provocam internações.

1) Um assunto que circulou nas redes sociais recentemente foi que o Sírio estava com vários pacientes graves de covid que já tinham sido imunizados com duas doses da vacina. O que há de real nessa história?

Estamos monitorando todas as pessoas que internam, quantas já foram vacinadas.

2) Existem pacientes internados que já tomaram a vacina?

Sim.

3) Existem pacientes que já tomaram a vacina e estão em estado crítico?

Não é o que a gente está vendo. Nós e outras instituições vamos soltar publicações sobre colaboradores vacinados, quantos tiveram [reinfecções por covid]. Na nossa experiência, não identificamos casos graves [de reinfecção] e óbito. Temos que estratificar todos os casos por idade e complexidade.

Casos individuais, a gente tem visto por aqui. Temos um caso curioso de uma médica que tem vários fatores de risco, atende em casa, já foi vacinada, teve covid e não internou. O desfecho primário da vacina é evitar mortalidade. Agora, ter de novo o ideal seria que não tivesse mais.

Ano que vem vamos ter que começar vacinar todo mundo de novo. Vai funcionar como funciona na gripe; mudam as variantes, tem que fazer nova adaptação da vacina.

Todo mundo me pergunta e eu falo: sabe quando a gente vai ter todas essas respostas? Daqui a um ano, quando 100 milhões de pessoas estiverem vacinadas. O resto são inferências, e inferências são perigosas porque podem gerar informações infundadas.

4) Mas teremos mesmo que nos vacinar anualmente contra a covid, assim como ocorre com a gripe?

Tudo indica que sim, pelo o que a gente tem acompanhado na literatura e com os nossos colegas. Foi como aconteceu na epidemia de H1N1 [em 2009]. Nós ainda temos casos de H1N1. Tivemos um caso recente. O paciente teve covid, foi internado, saiu, e na semana seguinte estava com H1N1.

5) E nesse período outros vírus respiratórios têm circulado bastante.

Exatamente. A gente sabe que de maio a julho, agosto, aumentam as visitas aos prontos-socorros, as internações, a mortalidade na população idosa por pneumonia. Também por isso é que a gente deve manter o uso da máscara.

6) O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem discursando contra o uso da máscara. É o momento de deixar lado o acessório?

Vamos ter que continuar usando máscara ainda por muito tempo, independentemente de uma recomendação técnica, deve ser uma orientação comportamental. Sempre que possível, precisamos diminuir a probabilidade do contágio.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Saiba qual a importância das 8 vitaminas do complexo B
40 anos de HIV: doença que já matou 350 mil brasileiros avança entre jovens e vulneráveis
https://www.osul.com.br/vamos-ter-que-vacinar-todo-mundo-de-novo-em-2022-diz-diretor-de-hospital/ “Vamos ter que vacinar todo mundo de novo em 2022”, diz diretor de hospital 2021-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar