Sexta-feira, 16 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho lança Grupo de Trabalho com foco na competitividade e inovação

Compartilhe esta notícia:

Secretários Lamb e Gastal, governador Leite, Petry (presidente da Fiergs), Randon (Transforma RS) e Godoy (Sebrae-RS).

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Secretários Lamb e Gastal, governador Leite, Petry (presidente da Fiergs), Randon (Transforma RS) e Godoy (Sebrae-RS). (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

O governo do Estado lançou, na tarde desta terça-feira (6), o GT (Grupo de Trabalho) Competitividade e Inovação. A iniciativa é uma parceria com o Citec/Fiergs (Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado), o Transforma RS e o Sebrae-RS. A intenção é debater políticas públicas de estímulo à competitividade e à inovação no ambiente produtivo do Estado, de forma a colocar esse processo no centro da estratégia estadual de desenvolvimento econômico e social, estimulando a competitividade, a simplificação legislativa e apoiando projetos de pesquisa.

O GT terá como foco três estratégias voltadas à retomada do crescimento da economia, à geração de empregos qualificados, à atração e retenção de talentos e ao aumento da qualidade de vida.

“Uma vez que conseguimos regularizar os pagamentos dos servidores, hospitais e fornecedores, podemos depositar energia para planejar e projetar o que queremos para o futuro. O GT vai nos ajudar a identificar as melhores maneiras de aplicar o dinheiro público para alavancar um novo momento de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul”, explicou o governador Eduardo Leite.

A primeira estratégia – Fundo de Inovação – trabalhará no sentido de evoluir o programa pró-inovação de uma lógica fiscal para uma lógica financeira, com a instituição de um fundo garantidor que estimule as indústrias inovadoras de pequeno e médio portes a tomarem dívida para a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com custos e prazos mais adequados.

“A união de esforços tem feito a diferença em nosso Estado, e esse grupo é mais um exemplo dessas parcerias. O GT irá colaborar com as ações do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), e com o projeto Descomplica RS, no sentido de debater temas e implementar iniciativas e ações relacionadas às políticas públicas de estímulo à competitividade e à inovação tecnológica no ambiente produtivo”, destacou Claudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão.

A segunda estratégia, sobre Crédito ICMS, abordará a questão da renovação de incentivos fiscais de natureza tributária para segmentos de maior valor agregado na economia gaúcha que utilizem tecnologias portadoras de futuro.

A terceira, de clusters tecnológicos, vai promover a coordenação e integração entre os vários mecanismos de apoio à inovação do Estado, o estímulo à consolidação de ambientes promotores de inovação, a conexão entre empresas, startups, ICTs, fundos e agências de fomento, a inovação aberta e o mapeamento e integração de banco de dados na área.

“Esse conjunto de estratégias, e as iniciativas e ações coordenadas entre o setor público e os diversos atores participantes do ecossistema de inovação estimulam também atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e de produção econômica intensiva em PD&I, no ambiente produtivo formado por startups, empresas inovadoras e instituições de ensino e pesquisa. Essa iniciativa é muito bem associada a programas de inovação do Estado, como TechFuturo, Startup Lab e InovaRS, que constroem e fomentam a inovação por meio de parcerias entre o governo, empresários e universidades”, acrescentou Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A partir do lançamento desta terça (6), o GT, via Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizará pesquisas para mapeamento dos cenários sobre os investimentos privados nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Ocorrerão ainda reuniões ordinárias mensais e recorrentes com o grupo plenário e serão organizadas três proposições legislativas priorizadas para o enfrentamento dos temas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Rio Grande do Sul registrou semana com menor número de mortes por coronavírus em quase cinco meses
Alemanha alivia restrições para viajantes do Reino Unido e de outros países
Pode te interessar