Sábado, 01 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Governo gaúcho lança Programa Estadual de Conservação de Solos e Água

Compartilhe esta notícia:

FOTO - Jackson Ciceri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Educação unem forças com o Governo do Estado para a implantação do Programa Estadual de Conservação de Solos e Água, lançado na manhã desta quinta-feira, no Palácio Piratini. A cerimônia foi aberta pelo secretário da agricultura, Ernani Polo, que manifestou a importância da conservação de solos e água tendo por foco a maior produção de alimentos com sustentabilidade. “A preocupação é desenvolver um programa de Estado e não de governo porque os governos passam mas o desenvolvimento da agricultura continua”, afirmou ele, ao fazer referência ao ano de 2015, “o ano internacional do solo”.

Além dos esforços nestes dois pilares, produção e meio ambiente, o secretário aponto as metas do novo Programa que passas pela necessidade da ampliação da área plantada de milho, entre outros itens. Segundo Polo, o desafio é passar dos 15% de área hoje ocupada no RS por esta cultura de verão. Outra proposta é a redução das taxas de retenção hídrica. “Estamos construindo estas metas a várias mãos”, disse o secretário, ao mencionar a parceria com a Emater e outras instituições ligadas ao agronegócio. “Queremos a participação de todas as entidades que queiram contribuir. Todas serão bem-vindas ao Programa”.

Os passos do Programa Estadual de Conservação de Solos e Água também passam pelo treinamento de 125 técnicos da Emater, “para disseminar as boas práticas”, ao lado de universidades e cooperativas. As escolas ganham representatividade, com trabalhos junto a alunos, visando “preparar as novas gerações para a conservação do solo e água”. Premiações se estenderão às escolas, ao produtor rural modelo nas boas práticas, ao jornalismo especializado na divulgação de ações positivas de manejo. “Queremos a busca da excelência da produtividade”, enfatizou Ernani Polo ao fazer referência à Cotrijal, de Não-Me-Toque/RS, que alcança alta produtividade na produção de soja na sua região de abrangência.

Todos os representantes das secretarias envolvidas assinaram o protocolo que marca o lançamento do Programa. Participaram da cerimônia ainda representantes das Secretarias de Agricultura do Paraná e São Paulo. No encerramento, o governador José Ivo Sartori, depois da assinatura do documento, enfatizou a importância desta integração do Estado, União e municípios “para fazer a diferença no todo”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Patrimônio de Cristina Kirchner teve aumento de mais de 800% enquanto esteve na Presidência da Argentina
Cop 21
Traduzca fará tradução simultânea na COP-21, em Paris
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-lanca-programa-estadual-de-conservacao-de-solos-e-agua/ Governo gaúcho lança Programa Estadual de Conservação de Solos e Água 2015-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar