Sábado, 14 de junho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo Lula condena ataque de Israel ao Irã: “Ameaça mergulhar região em guerra de grande dimensão”

Compartilhe esta notícia:

O Itamaraty não fez considerações sobre a reação do Irã, que revidou por meio de drones.

Foto: Reprodução
O Itamaraty não fez considerações sobre a reação do Irã, que revidou por meio de drones. (Foto: Reprodução)

O governo Luiz Inácio Lula da Silva condenou nesta sexta-feira (13) o ataque aéreo de Israel contra o Irã. Em comunicado divulgado pelo Itamaraty, o governo brasileiro afirmou que o bombardeio israelense contra alvos militares e vinculados ao programa nuclear iraniano pode lançar o Oriente Médio numa guerra de “grande dimensão”.

O Ministério das Relações Exteriores também afirmou que o ataque aéreo foi uma “clara violação” à soberania iraniana e ao direito internacional.

“O governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã, em clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”, disse o Itamaraty, no comunicado oficial. “Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial. O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades.”

O Itamaraty não fez considerações sobre a reação do Irã, que revidou por meio de drones, tampouco sobre as alegações israelenses para o bombardeio – segundo o país, o enriquecimento de urânio pelos iranianos estaria muito perto de permitir a produção de ogivas nucleares por um regime que ameaça destruir Israel.

Essa foi a primeira reação do governo Lula a respeito do ataque israelense. O petista tem relações amistosas com Teerã, e vem sendo pressionado por aliados a romper totalmente as relações diplomáticas já desgastadas com Tel Aviv, por causa de declarações e posicionamentos a respeito da guerra na Faixa de Gaza contra os terroristas do Hamas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Trânsito é liberado no acesso à avenida Mauá pela Castelo Branco, no Centro de Porto Alegre
Confederação Nacional da Indústria estima que investimento em infraestrutura crescerá 4,2% neste ano
https://www.osul.com.br/governo-lula-condena-ataque-de-israel-ao-ira-ameaca-mergulhar-regiao-em-guerra-de-grande-dimensao/ Governo Lula condena ataque de Israel ao Irã: “Ameaça mergulhar região em guerra de grande dimensão” 2025-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar