Segunda-feira, 08 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2025
A equipe do presidente Lula teme reflexos negativos da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro nas negociações finais antes da entrada em vigor do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a exportação de produtos brasileiros.
Assessores avaliam que fica mais difícil de negociar a inclusão de mais produtos na lista de exceções divulgada na semana passada. O Brasil buscava principalmente proteger café e frutas do tarifaço neste momento.
Segundo assessores de Lula, eliminar a lista de exceções seria a pior medida para o Brasil, mas eles acreditam que isso não acontecerá. Isso porque a lista de exceções – que inclui aeronaves civis (como as produzidas pela Embraer), suco de laranja, ferro-gusa, celulose e madeira, entre cerca de 700 produtos – foi criada a partir de negociações com empresários americanos preocupados com os efeitos negativos do tarifaço na economia dos Estados Unidos.
Separação entre poderes
A expectativa é que a conversa ocorrida entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, tenha surtido o efeito de separar o governo federal das decisões do Supremo Tribunal Federal.
Na conversa, ocorrida na semana passada, o chanceler brasileiro destacou que há independência do Judiciário prevista na Constituição brasileira e o governo federal não tem poder sobre ele.
Assessores presidenciais avaliam que os bolsonaristas provocaram a decisão de Alexandre de Moraes para criar um clima ainda mais tenso no país. Neste domingo (3), apoiadores do ex-presidente realizaram manifestações pedindo anistia a Bolsonaro e defendendo a decisão de Donald Trump de aplicar sanções contra o ministro do STF.
Prisão domiciliar
A equipe presidencial agora vai aguardar os sinais que virão da Casa Branca com a decisão do ministro Alexandre de Moraes de decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro por causa do descumprimento das medidas cautelares.
Na ocasião, ele participou por telefone, a partir de ligações do filho Flávio Bolsonaro e do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) das manifestações no Rio e em São Paulo.
Moraes disse que o STF não iria admitir o desrespeito às medidas cautelares. E repetiu a frase de sua decisão anterior: a Justiça é cega, mas não é tola.
Além da prisão domiciliar, ele restringiu as visitas ao ex-presidente, que devem ser limitadas a seus advogados, e que terão de ter autorização do Supremo. Bolsonaro, até então, podia trabalhar entre 7h e 19h. Agora, terá de ficar recolhido em tempo integral na sua residência.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Bah o tramp negociar com un ex presidiaio, condendo a 12 anos de prisao, descondenado pelo seu afiliado do stp e ter robado as ereçoes 22 junto com sua quadrilha maluca, bem dificil essa negociaçao!!!
Não precisamos Temer o tio Sam. Todos já sabem que o tio Sam foi quem patrocinou o golpe de 64 na AMÉRICA LATINA. Querem repetir o feito, só que se esqueceram que o tabuleiro atual é muito diferente da década de 60. Hoje o Brasil é maior, estamos numa democracia e os poderes funcionando. Parabéns ao ESTADISTA LULA e ao STF, que garantiram a democracia .
Todo homem de sucesso é taxado de veado, corno ou ladrão. Ainda bem que tu chama o Lula de ladrão, seu corno veado 🦌 🦌 🦌 🦌 🦌
Trump não quer papo com ladrões e ditadores. Lula é LADRÃO. Infelizmente, quem vai pagar a conta somos nós, o povo.
Enquanto tivermos um bêbado semianalfabeto no governo, estaremos à deriva. E as hienas úteis felizes: comendo merda e dando risada.