Segunda-feira, 21 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo nomeia primeira mulher para chefia de embaixada do Brasil nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Senado já havia aprovado a indicação da diplomata ao posto no início do mês

Foto: Camila Krishna/AIG/MRE
Senado já havia aprovado a indicação da diplomata ao posto no início do mês. (Foto: Camila Krishna/AIG/MRE)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a diplomata Maria Luiza Viotti para o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Ela será a primeira mulher a comandar a representação brasileira no país norte-americano.

O Senado já havia aprovado a indicação da diplomata ao posto no início do mês. A nomeação da diplomata foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.

Há também outras nomeações de diplomatas para embaixadas brasileiras de outros países. São elas: Ricardo Tavares, embaixador na França; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador na Índia; Julio Bitelli, embaixador na Argentina; Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé; e Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Maria Luiza Viotti tem 69 anos. A mineira, de Belo Horizonte, ingressou na carreira diplomática em 1976, passando por diversos cargos, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais (2004 a 2006) e diretora do Departamento de Organismos Internacionais (2006 a 2007).

No exterior, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no período de 2017 a 2022. Antes, foi conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Wilson Rodrigues Luz Rodrigues
30 de maio de 2023 00:56

Com a nomeação de MARIA LUIZA VIOTTI, o nosso prfesidente LULA, reconheceu a capacidade e a inteligência das Mulheres, para ocuparem cargos de grande responsabilidades. Com esse gesto o presidente LULA, está de parabéns, pois, as mulheres, além de serem inteligentes e de competência, também em sua maioria são honestas, coisas que nos homens é muito raro.

Vanderlei Ochoa
30 de maio de 2023 12:55

Mulheres maravilhosas. Só as mulheres podem transformar o MUNDO. Parabéns ao ESTADISTA LULA. Esse sabe que são as mulheres que tem realmente carinho e respeioto pelo povo. A machaida vagabunda e ordinária, só pensam em se locupletar e roubar o povo.

Porto Alegre aplicou mais de 2,4 mil doses de vacinas no fim de semana
Dívida Pública Federal sobe 2,38% em abril e fica em R$ 6,03 trilhões
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x