Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2016
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander anunciaram um acordo para criar uma empresa gestora de inteligência de crédito, com a meta de melhorar a gestão de suas carteiras de empréstimo.
A partir de autorização prévia dos clientes, as instituições de crédito poderão repassar dados cadastrais e de crédito de pessoas físicas e jurídicas à gestora de inteligência de crédito, disse a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Segundo o presidente da entidade, Murilo Portugal, a empresa, que ainda não tem nome e está sendo tratada como GIC (gestora de inteligência de crédito), vai permitir “melhores condições na oferta e agilidade na liberação de crédito com prazos e parcelas mais adequados à capacidade e ao perfil de cada cliente”. Estima-se que ainda levará quatro anos até que a empresa tenha estrutura completa para operação.
Há dez anos, a companhia de informações de crédito Serasa foi vendida pelos grandes bancos que a controlavam. Hoje, como Serasa Experian, passará a ser uma das concorrentes. Para Portugal, a iniciativa não está ligada à recente lei de São Paulo, que obriga o envio de carta com aviso de recebimento para o consumidor com dívida em atraso, antes de incluir o nome em órgãos de proteção ao crédito. (Folhapress)