Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2021
Grêmio e Inter protagonizam neste domingo (23) a final do Campeonato Gaúcho 2021. Na partida de ida, o Tricolor venceu no estádio Beira-Rio por 2 a 1. Com o resultado, o Inter precisará vencer por dois gols de diferença para levar a taça, ou conquistar uma vitória por placar mínimo para levar a decisão para as penalidades. Já o Grêmio assegura o tetracampeonato com um empate. Confronto coloca mais uma vez frente a frente os técnicos Miguel Ángel Ramírez e Tiago Nunes.
A partida está marcada para as 16h, na Arena do Grêmio. Em 431 confrontos, até aqui, o maior clássico do Estado conta com 157 vitórias coloradas, contra 138 vitórias tricolores e 136 empates. O Gre-Nal 432 contará também com a tecnologia do VAR. Desde as semifinais do torneio, e também no clássico da fase classificatória, os árbitros de vídeo estiveram presentes.
O Inter é o maior campeão do estadual, com 45 títulos, assim como também é o clube com a maior sequência de vitórias – o octacampeonato entre 1969 e 1978. Por outro lado, não vence o Gauchão desde 2016 e quer recuperar a hegemonia.
Já o Grêmio é o clube com maior número de participações, com 79. Agora, tem a chance de conquistar o título de número 40 e reduzir a distância para o rival. O Tricolor tenta erguer a taça regional pelo quarto ano consecutivo.
Pela primeira vez na história, a competição gaúcha foi disputada, do início ao fim, sem a presença de público, em razão da pandemia de covid-19.
Colorado
A equipe colorada encerrou os preparativos para o duelo na tarde deste sábado (22). Após um primeiro momento de atividades na academia, Miguel Ángel Ramírez e comissão técnica comandaram exercícios no gramado do CT Parque Gigante e encaminharam os 11 nomes que enfrentarão o Grêmio. Diante do rival, o Inter estará desfalcado por Taison, que não pôde ser inscrito no Gauchão. Sem Taison, o técnico espanhol deve mandar a campo Nonato que se destacou na última partida, quando o Inter venceu o Olímpia no Paraguai pelo placar de 1 a 0.
Tricolor
Já na manhã deste sábado, o grupo de jogadores do Grêmio fez o último treino antes do jogo. Tiago Nunes utilizou a sessão de para encaminhar o time e fazer ajustes em questões específicas do jogo gremista. São 26 jogadores à disposição, entre eles Thiago Santos e Luiz Fernando. O treino no CT Luiz Carvalho começou às 10h. O preparador Reverson Pimentel orientou uma atividade de ativação muscular e aquecimento. Na sequência, o técnico Tiago Nunes separou o time titular e orientou um treinamento tático para treinar os movimentos propostos. Finalizados os ajustes táticos, o comandante deu sequência ao treino com uma atividade específica de bolas paradas. Tiago manteve o time titular junto, simulando situações de ataque e defesa, assim como saídas para o jogo.