Quinta-feira, 10 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de novembro de 2020
Disputa no Alfredo Jaconi vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAJogando em Caxias do Sul na noite desta quinta-feira (5), o Grêmio bateu o Juventude por 1 a 0, em partida de volta pelas oitavas-de-final do torneio nacional. O único gol foi marcado de cabeça pelo meia Thaciano, aos 24 minutos do segundo tempo. Por ter vencido o primeiro confronto (pelo mesmo placar ), o Tricolor gaúcho garantiu vaga na fase seguinte.
A competição conta, a partir de agora, com a participação de Grêmio, Inter, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Cuiabá, América-MG e Ceará.
Os cruzamentos das quartas-de-final (etapa anterior às semifinais) entre essas equipes, sempre em sistema de mata-mata e com realização prevista para a semana que vem, serão definidos na manhã desta sexta-feira, por meio de sorteio realizado na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
No Campeonato Brasileiro, por sua vez, o Tricolor está em oitavo lugar (32 pontos) e tem pela frente o Fluminense, quarto colocado (32). O jogo será realizado no estádio Maracanã, às 20h30min deste domingo, na rodada de abertura do segundo turno. A fim de poupar titulares para o compromisso das quartas-de-final da Copa do Brasil, o time gaúcho deve atuar com um time alternativo.
Os dois tempos
A partida iniciou muito equilibrada e disputada, mas a primeira chance de ataque foi Tricolor, com 6 minutos jogados, em uma cobrança de falta da direita: Maicon colocou na área, mas Igor afastou.
Do outro lado, o Juventude chegou com uma jogada bem trabalhada, que acabou nos pés de Bochecha, arriscando de longa distância. Por sorte, a bola foi para fora, com 10’ da etapa inicial. Três minutos depois, foi a vez de Dalberto mandar da intermediária de ataque, obrigando Vanderlei a defender no centro do gol.
O Juventude chegou com perigo aos 22’, depois de um erro na defesa tricolor, a bola ficou com Rafael Silva, próximo a linha de fundo, pela direita. O atacante cruzou, mas Vanderlei segurou firme.
Passados 40 minutos, o técnico Renato Portaluppi foi obrigado a providenciar sua primeira substituição, após Maicon cair no gramado com dores na coxa esquerda. Lucas Silva ocupou sua posição.
Dois minutos depois, a melhor chance de gol gremista até então: Diego Souza serviu Matheus Henrique na esquerda, que invadiu a área e finalizou. Marcelo Carné salvou, mas deu rebote e a bola acabou novamente com o centroavante que finalizou a gol, mas Bareiro salvou quase dentro da goleira.
No segundo tempo, o Grêmio voltou a campo com uma modificação. Isaque deu lugar a Thaciano no intervalo. Logo no primeiro minuto, o Tricolor mostrou ofensividade: Ferreira avançou pela direita, passou por dois marcadores, foi à linha de fundo e cruzou, mas a bola passou por todo mundo na área e ficou com o Juventude.
Já a equipe da serra chegou aos 4’, com Neto, que cortou pra perna direita e soltou a bomba, obrigando uma boa defesa de Vanderlei. Aos 7’, os donos da casa voltaram a ameaçar, com Igor, que da direita mandou uma bomba na trave gremista.
Outra chance do Ju, desta vez, foi criada por Eltinho, que passou pela marcação e invadiu a área, mas caiu ao tentar driblar Geromel, pedindo pênalti, mas o lance foi considerado normal. O Juventude seguiu pressionando e mantendo maior controle do jogo, criando boas chances.
Aos 24 minutos, o Tricolor decretou a vitória. Após arremesso lateral, Cortez serviu Diego Souza, que fez um cruzamento preciso para Thaciano, na pequena área, se antecipar a Eltinho e desviar de cabeça para o fundo da rede.
Outra grande chance gremista saiu de Pepê, que deu “de cavadinha” para Jean Pyerre na cara do gol. O meia tentou deslocar Carné, que fez a defesa. No rebote, Diego Souza encheu o pé e soltou a bomba, para mais uma grande defesa do goleiro adversário, aos 30’.
Já quase na reta final da partida, o Juventude atacou com um lance de Marciel, que passou pela marcação de Ferraz e chutou a gol, para grande defesa de Vanderlei.
Ficha técnica
O Juventude, sob o comando de Pintado, colou em campo Marcelo Carné, Igor, Wellington, Nery Bareiro, Eltinho, João Paulo (Jonatas Belusso), Bochecha (Gabriiel Bispo), Neto, Dalberto (Marciel), Breno e Rafael Silva (Carlos Eduardo).
Já o Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, escalpou Vanderlei, Geromel, Kanneman, Victor Ferraz, Bruno Cortez, Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique (Éverton), Isaque (Thaciano), Ferreirinha, Jean Pyerre, Pepê e Diego Souza (Diego Churín).
A arbitragem ficou a cargo de Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Michael Correia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ). No VAR, Rodrigo Nunes de Sá (RJ).