Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de setembro de 2017
Diante de quase 20 mil torcedores que foram à Arena na tarde desse sábado, o Grêmio goleou o Sport-PE por 5 a 0, em partida válida pela vigésima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o Tricolor gaúcho chegou a 43 pontos, reduzindo para sete pontos a distância em relação ao Corinthians, primeiro colocado na tabela e que não joga neste fim-de-semana.
Os gols foram marcados por Edílson (20 minutos do primeiro tempo), Everton (25 minutos) Fernandinho (aos 24 e 26 minutos de etapa complementar) e Dionathã (38 minutos do segundo tempo).
O próximo compromisso do Mosqueteiro está marcado para o próximo sábado, contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Já no dia 13, será a vez de encarar o Botafogo fora de casa, pelo primeira partida das quartas-de-final da Copa Libertadores da América (o segundo confronto acontece uma semana depois, em Porto Alegre).
O Grêmio do técnico Renato Portaluppi colocou em campo Marcelo Grohe, Edilson, Bressan, Walter Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Ramiro (Dionathã), Léo Moura (Patrick), Arthur, Fernandinho e Everton (Beto da Silva). Já o Sport, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, escalou Magrão, Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henriquez, Sander, Anselmo (Everton Felipe), Rithely, Wesley (Reinaldo Lenis), Diego Souza, André e Osvaldo (Rogério).
Primeiro Tempo
A saída de jogo foi do Tricolor, que criou a sua primeira chance aos 4 minutos, trabalhando pela esquerda. Arthur retomou a bola no meio e acionou Fernandinho, que fez o domínio, invadiu a área e cruzou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Já o Sport teve uma oportunidade aos 6 minutos, em cobrança de escanteio que resultou em um chute sem perigo ao gol gaúcho.
O Grêmio chegou bem novamente aos 9 minutos, também pela esquerda. Bruno Cortez foi a linha de fundo, cruzou no meio, mas a defensiva adversária conseguiu interceptar a jogada. Minutos depois, o Tricolor teve uma cobrança de falta na intermediária de ataque. Edilson bateu, mas mandou por cima da meta.
De novo no ataque, agora com uma jogada rápida, o Grêmio cavou escanteio quando Edilson cruzou na área e carimbou Ronaldo Alves. Na sobra da batida de escanteio, Ramiro rolou para Everton, que cortou para a direita e chutou. Magrão fez a defesa. Segundos depois, Fernandinho recebia passe e fazia boa jogada individual, quando foi derrubado. Na cobrança, Edilson bateu forte no ângulo direito, abrindo o placar aos 20 minutos.
O Tricolor seguiu pressionando. Aos 34 minutos, Edilson recebeu, entrou na grande área, passou por dois marcadores e cruzou pra trás. Everton chegou bem e empurrou para o fundo das redes.
Segundo Tempo
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação. Antes do primeiro minuto, Everton dominou no meio e foi em direção a área, acionando Fernandinho, que mandou um chute a gol, da esquerda. A bola subiu muito.
O Sport levou perigo com Wesley, que cortou pra perna esquerda e chutou bem. A bola passou próximo a meta de Marcelo Grohe. O Tricolor seguiu pressionando com Léo Moura, que cobrou uma falta na área, mas Magrão conseguiu a defesa. Os pernambucanos tentaram em contra-ataque, com Diego Souza, que acionou Wesley. O volante recebeu e acionou André, que chutou rasteiro, nas mãos de Marcelo Grohe.
Pela esquerda, o Grêmio chegou com Fernandinho mas, ao cruzar, o zagueiro cortou pra escanteio. No lance seguinte ao escanteio, Ramiro foi puxado dentro da área e caiu. Pênalti assinalado. Fernandinho foi para a cobrança e converteu, aos 22 minutos. Dois minutos depois, mais um gol de Fernandinho. Ramiro recebeu um ótimo lançamento e, de cabeça, tocou para o atacante. De primeira, ele completou de cabeça para o gol de Magrão, assinalando o quarto.
Aos 28 minutos, o Sport tentou reagir. André recebeu na entrada da área, girou e carimbou a trave gremista, mas a jogada estava impedida. Mas veio o quinto gol: Fernandinho fez boa jogada pela direita e serviu Dionathã, que chutou no canto direito de Magrão, aos 38 minutos, marcando o seu primeiro gol como atleta profissional.