Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2021
O tricoloar saiu na frente no placar, teve um jogador expulso e tomou a virada.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAA Copa Libertadores da América já chegou ao fim mais cedo para o Grêmio em 2021. Jogando em casa na noite desta quarta-feira (14), o time voltou a ser derrotado por 2 a 1 pelo Independiente del Valle (Equador), de virada, placar que causou a desclassificação do Tricolor gaúcho na terceira fase preliminar do torneio continental (a última antes da etapa de grupos).
O resultado garante o Del Valle como rival do atual campeão Palmeiras no Grupo A da competição. Além do Verdão, os equatorianos terão pela frente o Defensa y Justicia (Argentina) e o Universitario (Peru).
Ao Grêmio, restou a vaga no Grupo H da Copa Sul-Americana, junto de Lanus (Argentina), La Equidad (Colômbia) e Aragua (Venezuela). E o Campeonato Gaúcho: neste domingo (18), o adversário é o Novo Hamburgo, em duelo marcado para às 20h na Arena, pela décima rodada. O Tricolor é o vice-líder da competição, com 17 pontos, 3 a menos que o Inter.
A partida
Ainda sem o o técnico Renato Portaluppi (que se recupera da covid) no comando, o auxiliar Alexandre Mendes dirigiu novamente a equipe. Ele promoveu quatro mudanças entre os titulares, com as voltas do zagueiro Walter Kannemann e dos meias Maicon e Jean Pyerre, recuperados de lesão, e do lateral Bruno Cortez.
Já o zagueiro Ruan (expulso no jogo anterior) e o meia César Pinares, contundido, deixaram a equipe, assim como o volante Lucas Silva e o lateral Diogo Barbosa.
O Del Valle chegou com perigo aos 5 minutos, em chute para fora do atacante Bryan Montenegro na pequena área. Depois, o Grêmio teve o controle das ações ofensivas. Aos 14 minutos, o atacante Ferreirinha chegou a balançar as redes, mas em posição de impedimento.
Sete minutos depois, o gol valeu: Jean Pyerre, aproveitando bola afastada pelo zagueiro William Pacho, bateu de primeira de fora da área, colocando o Tricolor na dianteira.
O tricolor quase ampliou aos 34, com Maicon, após assistência pelo alto de Jean Pyerre, mas Moisés Ramírez defendeu ao sair da meta. Aos 37, o goleiro do Del Valle se destacou novamente, salvando, com o pé, um chute de Ferreirinha na área. Na máxima do “quem não faz, toma”, o time equatoriano empatou aos 47 minutos, em cobrança de falta precisa do meia Christian Ortíz.
Na etapa final, o Grêmio teve mais dificuldades para chegar à área do Del Valle. Na melhor oportunidade, aos 10 minutos, Jean Pyerre deixou Diego Souza na cara de Ramírez, mas o atacante errou a cavadinha. A missão ficou mais difícil aos 17, quando Maicon foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Apenas três minutos depois, Ortíz recebeu do volante Lorenzo Favarelli e virou o marcador.
Com um a menos e precisando de três gols para seguir na Libertadores, o Grêmio sequer conseguiu se lançar ao ataque. O Del Valle somente administrou o resultado e comemorou a classificação após o apito final na Arena.
Ficha técnica
Grêmio: Brenno; Felipe, Rodrigues, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique (Lucas Silva), Alisson (Pepê), Jean Pyerre (Darlan) e Ferreira (Luiz Fernando); Diego Souza (Ricardinho) Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar).
Independiente Del Valle: Moisés Ramírez; Schunke, Pacho e Luis Segovia; Hurtado (Landazuri), Pellerano, Pedro Vite (García), Faravelli e Beder Caicedo (Chávez); Cristian Ortiz e Brian Montenegro (Murillo) Técnico: Renato Paiva.
Arbitragem: Patricio Loustau (ARG) Auxiliares: Juan Belati (ARG) e Diego Bonfa (ARG).