Sábado, 17 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Gripe aviária: Chile e Uruguai também suspendem exportações de frango do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, a suspensão dos embarques do frango brasileiro de todo o território nacional atinge cinco países

Foto: Reprodução/Envato
Ao todo, a suspensão dos embarques do frango brasileiro de todo o território nacional atinge cinco países. (Foto: Reprodução/Envato)

Além da China, da União Europeia (UE) e da Argentina, as exportações de carne de aves e subprodutos do Brasil estão suspensas também para o Uruguai e o Chile, informou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua.

Ao todo, a suspensão dos embarques do frango brasileiro de todo o território nacional atinge cinco países, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. As suspensões temporárias dos embarques estão previstos nos protocolos sanitários acordados entre o Brasil e os parceiros comerciais.

“Todos os quase 150 países para os quais exportamos aves e derivados foram notificados da ocorrência do caso assim que o foco foi confirmado”, explicou Rua, em entrevista ao Estadão/Broadcast Agro.

Conforme o secretário, a suspensão mais recente é para o Chile. O país comunicou nesta noite de sexta-feira, 16, o governo brasileiro da suspensão temporária das compras de frango de todo o País. Mais cedo, o Uruguai e a Argentina também haviam comunicado o ministério sobre a suspensão.

A União Europeia respondeu ao Brasil que, em virtude da alteração no status sanitário do País perante à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), esperava a pausa na certificação dos embarques pelo País, segundo o secretário.

Já no caso da China, principal destino do frango brasileiro, o protocolo determina que, em caso de enfermidade de notificações obrigatórias, como a gripe aviária, haja suspensão imediata das certificações das exportações pelo país.

“Comunicamos a China que respeitamos o protocolo acordado, o que significa a suspensão dos embarques desde 15 maio”, afirmou o secretário.

Há expectativa de que a Agricultura e a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) se manifeste quanto ao tema na noite de domingo no Brasil (manhã de segunda-feira no horário local), em virtude de o comunicado ter sido enviado na manhã desta sexta-feira no Brasil, mas noite na China, e os órgãos públicos chineses já haviam encerrado expediente.

Outros acordos também preveem a restrição à certificação para exportação de produtos de todo o território brasileiro em ocorrência de gripe aviária, caso da Coreia do Sul, do México e da Rússia. Esses países ainda não responderam ao comunicado do Brasil, segundo Rua.

“A tendência é de que também haja suspensão neste primeiro momento”, observou. Argentina e Uruguai, por sua vez, possuem acordos de regionalização dos embargos com o Brasil, embora tenham suspendido as compras de frango de todo o País.

Na avaliação do secretário, as suspensões totais às exportações de carne de aves e derivados do Brasil são temporárias e tendem a se reverter em embargos regionais, ou seja, restritos ao raio de 10 quilômetros de onde o caso foi detectado, ao município de Montenegro ou ao Estado.

“Cada caso é um caso. Muitos países suspendem o Brasil como um todo como medida de precaução inicial. Quando veem que o caso está contido e recebem mais informações, eles migram para regionalização de raio, município ou Estado. Como estamos cumprindo os procedimentos corretamente, notificamos a OMSA, comunicamos os países e estamos adotando medidas sanitárias necessárias, acreditamos que logo devem caminhar para regionalização”, prevê o secretário.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Foco de gripe aviária, cidade de Montenegro tem 8 frangos para cada habitante
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 68 milhões neste sábado
https://www.osul.com.br/gripe-aviaria-chile-e-uruguai-tambem-suspendem-exportacoes-de-frango-do-brasil/ Gripe aviária: Chile e Uruguai também suspendem exportações de frango do Brasil 2025-05-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar