Terça-feira, 15 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Hacker tenta envenenar água de cidade inteira nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Não se sabe se o ataque partiu de lá mesmo ou de fora dos Estados Unidos. (Foto: Pixabay)

A Polícia Federal dos Estados Unidos está investigando a ação de um hacker que tentou envenenar uma cidade inteira. Imagine abrir a torneira para pegar um copo de água sem saber que você está prestes a beber soda cáustica, usada geralmente para desentupir o ralo da pia. Isso quase aconteceu com os 15 mil moradores da cidadezinha de Oldsmar, no Estado norte-americano da Flórida.

O hacker aumentou os níveis de hidróxido de sódio no tratamento de água da cidade de Oldsmar, com o objetivo de provocar um envenenamento em massa. O supervisor da central percebeu a mudança e inverteu a situação.

Na sexta-feira passada (5), o hacker conseguiu, por um breve momento, aumentar a quantidade de hidróxido de sódio na água por um fator de mais 100, disse o xerife de Pinellas County, Bob Gualtieri.

O hidróxido de sódio (soda cáustica) é usado em pequenas quantidades para controlar a acidez, mas em grandes quantidades pode causar grandes problemas no abastecimento de água. Segundo o Tampa Bay Times, as autoridades locais e federais estão investigando a situação.

O abastecimento de água à cidade de Oldsmar, que pertence ao condado de Pinellas, no Estado da Flórida, não foi afetado. “É importante ressalvar que a população nunca esteve em perigo”, acrescentou Gualtieri.

O xerife disse que não se sabe se o ataque partiu de lá mesmo ou de fora dos Estados Unidos. Também não se sabe se foi a ação de um lobo solitário. Até agora ninguém foi detido, apesar de as autoridades terem algumas pistas.

Outras cidades da área foram alertadas sobre o ataque e incentivados a inspecionar a rede de tratamento de água e outras infraestruturas.

15 mil moradores

Segundo o xerife, Oldsmar fornece água diretamente a cerca de 15 mil moradores. O sistema de informática da estação de tratamento de água foi configurado de forma a que os usuários possam ter acesso remoto para solução de problemas.

Já o presidente da Câmara de Oldsmar, Eric Seidel, afirmou que se a tentativa de ataque não tivesse sido detectada rapidamente, a soda cáustica levaria mais de um dia para entrar na rede de abastecimento de água.

“Os protocolos de monitoramento que temos em vigor funcionam. Essa é a boa notícia. E mesmo que não tivessem detectado, há formas no sistema que teriam notado uma alteração no nível de PH”, disse Seidel.

O senador pela Flórida Marco Rubio escreveu que o incidente deveria ser considerado uma questão de segurança nacional. “Pedirei ao FBI para que forneça toda a assistência necessária na investigação de uma tentativa de envenenar o abastecimento de água de uma cidade da Flórida. Isso deve ser tratado como uma questão de segurança nacional”, afirmou.

Em 2007, a água de uma cidade de Massachusetts foi acidentalmente tratada com muita soda cáustica, o que causou queimaduras e irritação na pele da população. As informações são da RTP e do portal de notícias G1.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Supremo tem 4 votos a 1 contra o “direito ao esquecimento”; o julgamento prossegue nesta quinta
Há onze anos no Tigres, o técnico brasileiro Ricardo Ferretti é um caso raro de longevidade no futebol
https://www.osul.com.br/hacker-tenta-envenenar-agua-de-cidade-inteira-nos-estados-unidos/ Hacker tenta envenenar água de cidade inteira nos Estados Unidos 2021-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar