Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2016
Termina à meia-noite deste sábado (20) para domingo (21) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O horário de verão vale para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O horário de verão permitiu ao País reduzir um pouco a produção de energia por termelétricas, o que gerou uma economia 162 milhões de reais aos consumidores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pelo diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp.
De acordo com o Chipp, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde horário de verão vigorou entre 2015 e 2016, houve uma redução no consumo de energia de 2,6 mil megawatts (MW), no horário de pico de demanda à noite, entre 18h e 21h. Esse volume representa cerca de 4,5% da demanda total por energia nessas três regiões.
A queda no consumo também permitiu ao País poupar água dos reservatórios de hidrelétricas nessas regiões. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia foi de 0,4%. Na região Sul, foi de 1,2%. (AG)