Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2015
Com o intuito de ampliar e melhorar o atendimento realizado nos hospitais universitários do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde disponibilizou 13,3 milhões de reais. Foi destinada ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre a quantia de 5,7 milhões de reais, enquanto para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, serão destinados 2,1 milhões de reais. O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, em Rio Grande, deverá receber 1,8 milhão de reais e o Hospital Universitário de Santa Maria, 3,6 milhões de reais.
O repasse faz parte das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. A portaria beneficia 49 hospitais universitários localizados em 35 municípios de 23 estados e prevê o repasse de 87 milhões de reais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os valores são definidos de acordo com indicadores e metas de desempenho de cada hospital.
Os recursos deverão ser pagos em parcela única e irão reforçar o orçamento das instituições universitárias que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do SUS (Sistema Único de Saúde) local.
Com o incentivo, os hospitais universitários poderão realizar reformas, adquirir materiais médico-hospitalares, entre outras ações, conforme a necessidade e planejamento da instituição. De 2010 a 2014, o Ministério da Saúde destinou mais de 2,3 bilhões de reais aos hospitais universitários de todo o país. Somente neste ano foram repassados mais de 111 milhões de reais.