Terça-feira, 04 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2019
				O Hospital Moinhos de Vento celebrou na manhã desta quinta-feira a assinatura do protocolo de intenções que oficializa a doação filantrópica de uma nova unidade pediátrica que será inaugurada em abril próximo. Ocupando uma área de 500 metros quadrados no Bloco A do complexo hospitalar, a unidade homenageia a esposa de João e mãe de Ricardo e Rodrigo Vontobel, que dá seu nome ao local – Elone Schneider Vontobel.
Os empresários doarão à instituição 12 milhões de reais para um projeto que contempla infraestrutura completa, tecnologia de ponta, ambientes arejados e visualmente adaptados, visando oferecer atendimento ágil e integrado a crianças e familiares.
Eduardo Bier, presidente do Conselho de Administração do Moinhos de Vento, abriu a cerimônia enfatizando que a atitude da família Vontobel é fundamental, pois além da doação específica para a unidade pediátrica, serve de demonstração para a sociedade, abrindo perspectivas para outras iniciativas similares. “A emergência pediátrica é uma das áreas que mais nos angustia. A situação de emergência, de urgência, de pronto atendimento é muito angustiante para qualquer pessoa e esta unidade vai qualificar muito esta área, extremamente importante dentro do hospital”.
Na sequência, Mohamed Parrini, superintendente do Hospital Moinhos de Vento, salientou que a doação “é a prova viva de que sonhos possam se tornar realidade e esta assinatura hoje representa também um símbolo para a sociedade. É a concretude da filantropia do amor ao outro”. Segundo ele, o foco da unidade será no atendimento humanizado, com profissionais comprometidos, tecnologia de ponta, referendando a posição ocupada hoje pela instituição, posicionada entre os cinco principais hospitais no País e 15º na América Latina, além de ser o único filiado ao Johns Hopkins International, nos Estados Unidos. “Queremos resultados alinhados com nossa visão de futuro”, afirmou.
O superintendente médico do HMV, Luiz Antonio Nasi, também participou do encontro, lembrando momentos em que a pediatria mobilizou todas as equipes do hospital. Uma vez por ocasião de uma crise de gastroenterite nos alunos do Colégio Israelita. “Foi um tumulto, um caos armado”. Outra situação envolveu um atendimento cardíaco de emergência para o próprio filho de Ricardo Vontobel, com seis meses de idade. “Estas lições mostraram que é preciso complexidade, especialidade na pediatria e foi a partir daí que iniciamos este projeto que nasce hoje. Um projeto muito importante para a sociedade, com um modelo inovador de atendimento”. O superintendente fez questão de mencionar que além de serviços de excelência, a unidade precisa de um slogan, e foi aplaudido ao deixar uma sugestão: “toda a criança doente tem que estar no coração do Moinhos de Vento”.
Também os participantes aplaudiram de pé as palavras de carinho de Ricardo Vontobel à sua mãe Elone, mencionando seu caráter humilde, longe dos holofotes, tendo contribuído extremamente na importância da educação dos filhos, enquanto o pai desempenhava seu papel de empreendedor. “Ela pautou a vida em ajudar a todos, a família, ao meu pai na construção da empresa. Obrigada mãe por tudo o que fizestes por nós. Que a obra se perpetue no atendimento às crianças pela importância que terá à sociedade, no teu nome”. (Clarisse Ledur)