Quarta-feira, 23 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Humanos derrotam modelos de inteligência artificial do Google e OpenAI na Olimpíada Internacional de Matemática

Compartilhe esta notícia:

A notícia é mais um sinal de que as principais empresas continuam a aprimorar seus sistemas de IA em áreas como matemática, ciência e programação de computadores. (Foto: Reprodução/IMO)

Os humanos derrotaram modelos de inteligência artificial desenvolvidos pelo Google e pela OpenAI em uma importante competição internacional de matemática, mesmo com os programas alcançando pela primeira vez pontuações de nível ouro.

Nenhum dos modelos obteve a pontuação máxima. Por outro lado, cinco jovens conquistaram notas perfeitas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), uma prestigiada competição anual voltada a participantes com menos de 20 anos.

Os organizadores do evento alertaram que não foi possível verificar quanta potência computacional foi utilizada pelos modelos de IA nem se houve alguma intervenção humana no processo.

Na segunda-feira, o Google informou que uma versão avançada do seu chatbot Gemini resolveu cinco dos seis problemas propostos na IMO, realizada este mês em Queensland, na Austrália, atingindo o status de “medalha de ouro”.

“Podemos confirmar que o Google DeepMind atingiu a tão almejada meta: obteve 35 de 42 pontos, uma marca de medalha de ouro”, disse o presidente da IMO, Gregor Dolinar, segundo comunicado da gigante tecnológica.

“Suas soluções foram impressionantes em muitos aspectos. Os avaliadores da IMO as consideraram claras, precisas e, na maioria dos casos, fáceis de acompanhar”, acrescentou.

Foi a primeira vez que uma máquina alcançou esse nível de sucesso, disse o Google em uma publicação no blog da empresa na segunda-feira.

A notícia é mais um sinal de que as principais empresas continuam a aprimorar seus sistemas de IA em áreas como matemática, ciência e programação de computadores. Esse tipo de tecnologia pode acelerar a pesquisa de matemáticos e cientistas, além de tornar mais eficiente o trabalho de programadores experientes.

Cerca de 10% dos concorrentes humanos conquistaram medalhas de ouro, e cinco deles obtiveram pontuações perfeitas de 42 pontos.

Dois dias antes de o Google revelar seu feito, a OpenAI, criadora do ChatGPT, também afirmou que seu modelo experimental de raciocínio alcançou o nível ouro, com 35 pontos nas questões deste ano, embora não tenha participado oficialmente da competição.

“Avaliamos nossos modelos com os problemas da IMO 2025, sob as mesmas regras aplicadas aos participantes humanos”, explicou o pesquisador da OpenAI Alexander Wei nas redes sociais. “Para cada questão, três ex-medalhistas da IMO avaliaram independentemente as respostas apresentadas pelos modelos”, completou Wei.

Ambos os sistemas eram chatbots que receberam e responderam às perguntas de forma semelhante aos humanos. Outros sistemas de IA já haviam participado da Olimpíada Internacional de Matemática, mas só conseguiam responder às perguntas depois que especialistas humanos as traduziam para uma linguagem de programação específica para resolver problemas matemáticos.

“Resolvemos esses problemas inteiramente em linguagem natural”, disse Thang Luong, cientista sênior do Google DeepMind, o principal laboratório de IA da gigante da tecnologia. “Isso significa que não houve qualquer intervenção humana — nenhuma mesmo.” As informações são do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Última pergunta, mensagem de famosos e “sem dor”: os últimos momentos de Preta Gil, rodeada de amigos
Artemis: a missão da Nasa que retornará com astronautas à Lua
https://www.osul.com.br/humanos-derrotam-modelos-de-inteligencia-artificial-do-google-e-openai-na-olimpiada-internacional-de-matematica/ Humanos derrotam modelos de inteligência artificial do Google e OpenAI na Olimpíada Internacional de Matemática 2025-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar