Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil IBGE adia novamente a divulgação do Censo Demográfico de 2022

Compartilhe esta notícia:

A primeira previsão do IBGE era de que os dados seriam divulgados em outubro do ano passado

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A primeira previsão do IBGE era de que os dados seriam divulgados em outubro do ano passado. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que, após uma série de adiamentos, os resultados definitivos do Censo Demográfico de 2022 serão divulgados “impreterivelmente” até 28 de junho.

A primeira previsão do IBGE era de que os dados seriam disponibilizados em outubro do ano passado. Entretanto, por conta do baixo número de respostas obtidas até aquele momento, o prazo de coleta de informações foi estendido até dezembro. Outros adiamentos ocorreram nos primeiros meses de 2023, também com o instituto tentando aumentar o número de pessoas entrevistadas.

O IBGE afirmou ainda que o prazo de apuração de dados – que envolve a coleta de informações – para o Censo foi estendido até 28 de maio.

Em nota, o instituto destacou que, desde 1° de janeiro de 2023, “o esforço concentrado do IBGE, com apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento” já conseguiu recensear milhões de pessoas, inclusive na Terra Indígena Yanomami.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada dez anos pelo IBGE. A última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do País.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento devido à falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

A população brasileira é estimada atualmente em cerca de 215 milhões de pessoas. O IBGE calcula que existam hoje 75 milhões de domicílios no País.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rússia acusa os Estados Unidos de envolvimento na suposta tentativa de assassinato de Vladimir Putin
Nova presidente da Justiça Eleitoral gaúcha tomará posse no dia 29 deste mês
https://www.osul.com.br/ibge-adia-novamente-a-divulgacao-do-censo-demografico-de-2022/ IBGE adia novamente a divulgação do Censo Demográfico de 2022 2023-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar