Terça-feira, 25 de agosto de 2026
Por Gisele Flores | 24 de agosto de 2026
IBPecan divulga noz-pecã e negócios na Expointer 2026.
Foto: Divulgação.
A noz-pecã terá espaço de destaque na 49ª Expointer, realizada de 29 de agosto a 6 de setembro de 2026, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) estará presente no Pavilhão Internacional, promovendo a comercialização de produtos e derivados, além de reunir associados e interessados na cultura em uma programação voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva.
O presidente do IBPecan, Claiton Wallauer, ressalta que a feira é uma oportunidade estratégica para aproximar produtores, consumidores e investidores. “Vamos falar sobre a cultura com o objetivo de aumentar cada vez mais o conhecimento sobre a produção de noz-pecã em nosso estado e país. A Expointer é o momento e o local oportunos para realizar negócios e consolidar parcerias.”
Durante os nove dias de evento, o público poderá conhecer e adquirir produtos à base da noz-pecã, ampliando as possibilidades de comercialização e agregando valor à cultura. A entidade também apresentará informações sobre o cultivo no Brasil e no Rio Grande do Sul, reforçando o potencial da pecanicultura como alternativa de diversificação agrícola e geração de renda.
No dia 2 de setembro, às 14h, o IBPecan promove um encontro de associados e uma palestra técnica no auditório da Casa da Agptea. O tema será “Dormência em Frutas de Clima Temperado”, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Fernando José Hawerroth. A atividade é gratuita, com vagas limitadas, e busca aprofundar o conhecimento científico sobre o manejo da cultura.
A participação do IBPecan na Expointer evidencia o crescimento da pecanicultura no país e sua capacidade de atrair novos consumidores e investidores. Ao unir comercialização, informação técnica e relacionamento institucional, a entidade reforça que a noz-pecã não é apenas um produto agrícola, mas um segmento em expansão, com potencial de consolidar o Brasil como referência internacional na produção e no consumo do fruto. (por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!