Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de novembro de 2015
Uma das paróquias de São Leopoldo, a São João Batista, no Arroio da Manteiga, foi arrombada e os ladrões levaram o sacrário e o cálice com as hóstias. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia pelo pároco Edson André Thomassim.
O sacrário foi encontrado quebrado em meio ao matagal da Estrada do Socorro, mesmo local onde cerca de 200 hóstias estavam espalhadas. “O mais grave disso é a profanação do espaço. Os paroquianos ficaram tristes porque era véspera da primeira eucaristia e porque passa um sentimento muito ruim, nada fica fora da violência nem o espaço sagrado da fé”, disse Thomassim.
“Quem fez isso pode ter pensado que dentro do sacrário de madeira havia algo valioso materialmente. O cálice é niquelado e o sacrário de madeira foi feito pelos paroquianos. É um local e objetos de muito valor, mas espiritual, da fé, da oração”, lamenta o padre, lembrando que a paróquia abrange as comunidades mais humildes da cidade. Há um mês, a secretaria da paróquia foi arrombada e levaram um computador e caixas de som usadas nos trabalhos sociais.